Saquarema, o “Maracanã do Surfe”, será palco do Vivo Rio Pro 2023, a oitava etapa do circuito mundial de surfe da World Surf League (WSL). A competição começa nesta sexta-feira (23). Com expectativa de público e faturamento em alta, a competição retorna ao município pela quinta vez, trazendo benefícios econômicos para a região.
Após o sucesso do ano passado, quando a ocupação dos hotéis atingiu 100% e movimentou cerca de R$ 73 milhões na economia da cidade, a WSL espera superar esses números. Em 2022, aproximadamente 40 mil pessoas aproveitaram diariamente o campeonato na Praia de Itaúna, e para este ano, a organização almeja atrair mais de 50 mil espectadores por dia.
Além do impacto direto no comércio de Saquarema, as marcas apoiadoras da liga proporcionam diversas oportunidades de engajamento para os visitantes. A Kaiak Natura, por exemplo, oferecerá uma experiência imersiva em um estande personalizado, com projeções no fundo do mar, aproximando o público da sensação de mergulhar em um oceano limpo e livre de poluição. Outras empresas também realizarão ações ao longo do evento aproveitando a presença de uma grande público no “Maracanã do Surfe”.
Essa ação está alinhada ao propósito da WSL, que se preocupa com a preservação do meio ambiente, tanto durante os campeonatos quanto fora deles. A conscientização sobre os cuidados com os oceanos foi reforçada no Dia Mundial dos Oceanos, em 8 de junho, por meio da campanha “Speak up to the Ocean” (Use sua voz a favor do oceano), com o apoio dos surfistas da principal liga de surfe do mundo.