Com uma ampla programação, o São João da Bahia 2023 foi apresentado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Parque de Exposições, nesta terça-feira (6). O investimento é superior a R$ 100 milhões. Durante os festejos juninos, mais de 280 municípios baianos serão apoiados pelo Governo do Estado, para a realização da festa. Em Salvador, mantendo a tradição, serão promovidos shows no Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe.
No Parque de Exposições, a festa acontece de 22 a 24 de junho e de 30 de junho a 2 julho. No local, serão disponibilizados pontos de coleta do programa Bahia Sem Fome, para arrecadação de alimentos não perecíveis. No Pelourinho, a programação será realizada no período de 22 a 25 de junho, com atrações diárias que vão movimentar os largos Tereza Batista, Quincas Berro D’Água, Pedro Archanjo, além do Largo do Pelourinho. O evento ocupará também o Terreiro de Jesus, que receberá, diariamente, grandes atrações juninas. Em Paripe, a população do subúrbio contará com shows especiais, nos dias 23 e 24 de junho. Em Periperi, o Campeonato de Quadrilhas Juninas animará o público, de 8 a 11 de junho.
“Nós temos um grande objetivo, que é o fortalecimento da cultura do São João, e esperamos que este ano as festas sejam ainda mais arrojadas do que no ano passado. É um período em que se aquece diversos setores da economia, como comércio e turismo, e gera emprego e renda. E o Governo do Estado está investindo pesado, aplicando mais de R$ 100 milhões”, ressaltou o governador Jerônimo Rodrigues durante a coletiva à imprensa.
Diversos artistas e bandas farão a festa na capital. Nomes como Tarcísio do Acordeon, Del Feliz, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Flávio José, Wesley Safadão, Thiago Aquino, Xand Avião, Simone Mendes e a dupla Jorge e Mateus são algumas das atrações garantidas na programação promovida pelo Governo, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), em diferentes pontos da cidade. As celebrações juninas irão se estender no Parque de Exposições, que será palco para mais shows, no final de semana do 2 de Julho, Dia da Independência da Bahia. Na ocasião, irão se apresentar artistas como Zé Neto e Cristiano, João Gomes, Solange Almeida, Leo Santana, Daniela Mercury e Bell Marques.
Entre os dias 6 de junho e 2 de julho, sempre de sexta a domingo, será realizado o projeto Arraiá da Ceasinha. O evento, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado (setur), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), acontece na Ceasa do Rio Vermelho, conhecida como Ceasinha, para atrair visitantes e fortalecer o equipamento comercial como ponto turístico da capital, no âmbito do segmento do Turismo Cultural Gastronômico.
Confira ações do Estado no São João da Bahia:
- – Segurança
Durante os festejos juninos, cerca de 24 mil profissionais da Secretaria de Segurança Pública (SSP) irão atuar para atender a população em 244 municípios. Deste total, 16,8 mil são policiais militares, que atuarão nas festas da capital e interior. Mais de 700 câmeras de videomonitoramento, sendo 153 inteligentes com análise dos pontos faciais, estarão espalhadas em áreas estratégicas dos quatro principais pontos de evento da capital, nos municípios da Região Metropolitana de Salvador e em cidades do interior baiano.
- – Rodoviária
Entre os dias 18 e 24 de junho, a previsão é de que mais de 163 mil usuários embarquem pelo Terminal Rodoviário de Salvador em direção ao interior do estado. De acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), é esperado movimento acima de 42 mil passageiros, no dia 23 de junho. São Francisco do Conde, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira, São Félix, Muritiba, Senhor do Bonfim, além das cidades do Litoral Norte e Chapada Diamantina, estão entre os destinos mais procurados. Para o período, além dos 540 horários regulares, estão previstos outros 400 horários extras. Caso a demanda aumente, novos horários poderão ser disponibilizados.-
- – Fortalecimento do turismo
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, durante o último mês de abril, o Projeto Experiência Brasil, divulgando e promovendo o São João da Bahia nos principais mercados emissores – São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “A expectativa é promover a festa em mais de 300 municípios e fazer o maior São João da história. Este ano, devem circular mais de 1,5 milhão de turistas, em toda a Bahia, que vão injetar na nossa economia cerca de R$ 1,5 bilhão neste período”, destaca o titular da Setur, Maurício Bacellar.