O Parque do Capivari também recebe um dos palcos do Festival - Foto: Divulgação

No final de junho, começou a temporada de inverno mais famosa do Brasil: a de Campos do Jordão. E o 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que começou no dia 29 de junho, e vai até o dia 28 de julho, marcou o início de uma programação intensa que vem agitando a cidade mais alta do Brasil. São mais de 60 concertos gratuitos, sendo 34 em Campos.

Mais do que aproveitar as atrações do maior festival de música clássica da América Latina, promovido pela Fundação Osesp e o Governo do Estado de São Paulo, que neste ano recebe três orquestras internacionais (Chile, Colômbia e Uruguai), grupos de câmara da Inglaterra e da Suíça e diversos conjuntos sinfônicos do estado de São Paulo, os turistas têm a oportunidade de explorar a riqueza natural e cultural de Campos do Jordão, tornando a visita à cidade uma experiência completa e memorável.

O Parque Capivari, palco de concertos, espera receber 800 mil visitas durante as cinco semanas do evento. O local oferece atividades como o Teleférico, proporcionando uma vista panorâmica da região, o Trenó de Montanha, para quem busca adrenalina e diversão, e a pista de patinação no gelo, além de outras atrações para toda a família, como carrossel, o parkids e pedalinhos.

Ao longo do mês de julho, O Museu Felícia Leirner, ao lado do Auditório Claudio Montoro, promove em seu mirante, nas tardes de sexta-feira e sábado, sempre às 16h30, o projeto Pôr do Sol, em que artistas da Serra da Mantiqueira se apresentam enquanto a tarde cai. Theresa Dalme, Krupinski, Naluh e a banda jordanense Sonora, são alguns dos nomes confirmados. O ingresso também sai por R$ 15.

A 53ª Festa da Cerejeira de Campos do Jordão também promete encantar os visitantes no Parque da Cerejeira. Este aguardado evento, que atrai milhares de pessoas, acontecerá em quatro finais de semana: 20 e 21 de julho, 27 e 28 de julho, 3 e 4 de agosto, e 10 e 11 de agosto, das 9h às 16h.

Um dos destaques da temporada de inverno da cidade, a festa oferece aos visitantes a oportunidade de apreciar a cultura japonesa através de passeios pelo Jardim Oriental, apresentações de música e dança, exibições de artes marciais e a tradicional Cerimônia do Chá, entre outras atrações.

Para Rafael Marcandali, diretor do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, a temporada de inverno na cidade, fortalecida com as atrações do Festival de Inverno e a programação regional, tornam o destino uma referência turística nacional e internacional. “Esperamos receber 1,5 milhão de turistas nesta temporada de inverno, atraídos pela programação musical de alta qualidade e pela variedade de atividades que a cidade oferece. Nosso objetivo é que cada visitante possa desfrutar de uma imersão completa na música, na natureza e na cultura local, fazendo desta edição do festival uma experiência inesquecível”.

Programação do fim de semana

Em julho, o festival receberá grupos sinfônicos internacionais: a Orquestra Juvenil Nacional del Sodre, do Uruguai, com o maestro Ariel Britos (19/jul); e a Orquesta Sinfónica Nacional de Colombia, com Yeruham Scharovsky e a Scheherazade, de Rimsky-Korsakov (26/jul). Outros destaques da programação incluem a Sinfônica Municipal de Campinas, com o maestro Carlos Prazeres e o pianista Cristian Budu, no dia 21.

LEIA TAMBÉM: 53ª Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão já tem data marcada