Praça dos Três Poderes - Foto: Divulgação

As praças são verdadeiros tesouros urbanos que enriquecem a experiência de explorar uma cidade. Elas são espaços abertos, cercados por edifícios emblemáticos, que representam muito de uma comunidade. Palcos de manifestações culturais, econômicas e políticas, essas áreas são bons pontos de partida para conhecer uma cidade.

Considerando que 67%* dos viajantes globais afirmam que marcos icônicos são um fator que impacta na decisão de um destino de viagem, a Booking.com selecionou seis praças memoráveis ao redor do mundo que valem a visita e dicas de onde se hospedar por perto. 

  • Praça dos 3 Poderes, Brasília (Brasil)

A Praça dos Três Poderes é um local emblemático e histórico situado no coração de Brasília, a capital do Brasil. Essa praça é um símbolo da democracia e do poder político do país. Rodeada por três edifícios, ela abriga os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representados respectivamente pelo Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Cada um desses edifícios possui uma arquitetura impressionante e foram projetados pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. É uma das praças decorada com esculturas e monumentos que contam a história e representam os valores nacionais, e é um dos principais palcos de manifestações políticas e culturais do país.

  • Praça de São Pedro, Vaticano (Itália)
Praça São Pedro, no Vaaticano – Foto: Divulgação

A Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, é um lugar de encontro e celebração, onde os visitantes podem sentir a presença da fé e da história que permeiam esse local sagrado para a Igreja Católica. No local está a Basílica de São Pedro, maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. A Praça de São Pedro é um ponto central de peregrinação e devoção para milhões de fiéis e sua característica mais marcante são as 284 colunas com estátuas de santos e o Obelisco de São Pedro, com mais de 25 metros de altura e aproximadamente 330 toneladas.

  • Praça Mayor, Madrid (Espanha)
Praça Mayor, em Madri – Foto: Divulgação

No coração de Madrid, a Praça Mayor é um dos pontos turísticos mais emblemáticos e históricos da cidade. Construída no século XVII, o espaço exibe uma arquitetura impressionante e serviu como palco de eventos importantes, como celebrações reais, touradas e execuções públicas. Atualmente, é um local animado e vibrante, repleto de cafés, restaurantes, estátuas, fontes e lojas de lembranças.

  • Praça de Maio, Buenos Aires (Argentina)
Praça de Maio, em Buenos Aires – Foto: Divulgação

A Praça de Maio é um local histórico localizado em Buenos Aires, capital da Argentina. Essa praça desempenhou um papel fundamental nos eventos políticos e culturais do país ao longo dos anos e está rodeada por imponentes edifícios governamentais como a Casa Rosada, sede do governo argentino, e a Pirâmide de Mayo, um monumento que homenageia a Revolução de Maio de 1810, um marco na independência argentina. A Plaza de Mayo também é famosa por ser o local onde as Mães da Praça de Mayo realizam mensalmente suas emblemáticas marchas em busca de justiça e memória dos desaparecidos durante a ditadura militar.

  • Times Square, Nova Iorque (Estados Unidos)
Times Square, em Nova York – Foto: Divulgação

Uma das praças mais famosas do mundo, a Times Square é um símbolo de Nova Iorque. Localizada no coração de Manhattan, é conhecida por sua agitação constante e luzes brilhantes. Repleta de arranha-céus telões de LED e letreiros luminosos, a Times Square é um verdadeiro mar de cores e movimento que encanta moradores e visitantes de todo o mundo. Com uma atmosfera eletrizante que nunca dorme, a praça abriga os famosos teatros da Broadway, escada da fama, variedade de lojas, restaurantes e muito entretenimento.

  • Grand Place, Bruxelas (Bélgica)
Grand Place, em Bruxelas – Foto: Divulgação

A Grand Place de Bruxelas é o coração comercial e cívico da cidade há quase mil anos. Com uma mistura de estilos arquitetônicos e uma rica história, o local foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A praça ainda é um paraíso gastronômico, oferecendo uma variedade de delícias culinárias que são ícones da gastronomia belga como os famosos chocolates, batatas fritas e waffle. Se possível, o viajante pode aproveitar para visitar a Grand Place em agosto: de dois em dois anos, nessa época, o lugar é coberto por um tapete de flores de 1.800 metros quadrados e até 1 milhão de flores.