Foto: Divulgação

Desfrutar de uma visão aérea de 360 graus em um passeio de balão é uma maneira de conhecer destinos e criar memórias. Considerando que mais de três quartos (79%) dos viajantes brasileiros querem fazer viagens “fora da zona de conforto” que os levem aos seus limites em 2023*, a Booking.com analisou seus mais de 28 milhões de anúncios em todo o mundo e apresenta seis destinos para um passeio de balão que vai inspirar viajantes a voarem a novas alturas.

  • Boituva, Brasil

Boituva, no estado de São Paulo, é um destino bastante conhecido pelos esportes de aventura, como o paraquedismo. A cerca de 120 Km da capital paulista, a cidade é perfeita para quem quer fazer um passeio de balão sem precisar sair do Brasil. O passeio acontece na parte da manhã, com o sol nascendo, e a paisagem ao redor é repleta de belezas naturais e plantações. Além de ser ideal para quem gosta de atividades radicais e adrenalina, Boituva também é um bom lugar para famílias, que podem aproveitar para fazer turismo rural em fazendas e haras da região ou conhecer parques locais.

Onde se hospedar: para quem visita a cidade, uma boa opção de hospedagem é a Pousada Villa São Francisco, que oferece piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito, jardim e bar. Além disso, os hóspedes têm outras opções de entretenimento na acomodação e podem se divertir em uma sala de jogos equipada com mesa de sinuca e tênis de mesa. Para os adeptos do ciclismo, a região é indicada para a prática da modalidade.

  • Napa Valley, Estados Unidos
Foto: Divulgação

Conhecida em todo o mundo por seus vinhedos, a região de Napa Valley pode ser explorada de uma perspectiva diferente: em um passeio de balão. Lá de cima, o viajante terá a oportunidade de ver o nascer do sol sobre o vale com vistas dos castelos nas encostas, colinas românticas e vastas extensões de videiras. Localizada ao norte de São Francisco, na Califórnia, é possível encontrar espaços de degustação de vinhos no centro da cidade, que variam do chique ao casual, onde os viajantes podem ouvir jazz ao vivo ou experimentar um dos muitos restaurantes requintados. Depois de ver os vinhedos de cima, vale fazer um passeio guiado de triciclo elétrico pela região vinícola de Sonoma para explorar a Vallejo Estate e desfrutar de uma experiência de degustação de vinhos nessa cidade vizinha.

Onde se hospedar: situado na região de Napa Valley está o SENZA Hotel. Cada quarto é decorado com móveis antigos e obras de arte originais. Já as suítes contam com piso aquecido de seixos, banheiras de imersão e chuveiros para duas pessoas. O relaxamento é o lema desse hotel, que tem um pátio sombreado onde é possível observar os balões de ar quente à distância. Após um dia animado de degustação de vinhos, o hóspede pode aproveitar para relaxar ao redor da fogueira ou apreciar o céu estrelado na banheira de hidromassagem.

  • Siem Reap, Camboja
Foto: Divulgação

Para quem deseja fazer um passeio de balão sobre ruínas antigas, o templo mais emblemático do Camboja, Angkor Wat, é o local perfeito. Cobrindo mais de 200 hectares, esse Patrimônio Mundial da UNESCO é o maior monumento religioso do mundo e uma das principais atrações do sudeste da Ásia. Um símbolo nacional, o complexo do templo é rodeado por um vasto fosso e remonta ao início do século XII, permanecendo bem preservado até hoje. Conhecer Angkor Wat e a zona rural do Camboja com seus campos de arroz e aldeias de cima, seja ao nascer ou ao pôr do sol, é uma atração imperdível. De volta ao solo, é possível embarcar em um passeio de um dia pelos Templos de Angkor, para explorar diferentes santuários, do Angkor Wat ao Terraço dos Elefantes. Além de ser a porta de entrada para esses templos, Siem Reap está repleta de hotéis modernos, restaurantes de classe mundial e spas.

Onde se hospedar: o Anansaya La Maison, situado em uma região tranquila de Siem Reap e a um curto trajeto de carro do Angkor Wat, é um ótimo local para relaxar. O hotel-boutique dispõe de uma piscina ao ar livre de azulejos prateados, um spa e um restaurante que fica aberto o dia todo e que serve culinária local, como Kuy Teav (sopa de macarrão) e Lap Khmer (salada de carne). Cada quarto oferece acesso direto à piscina ou uma varanda, de onde é possível fotografar os balões flutuando no céu. Essa acomodação, que conta com o selo Viagem Sustentável da Booking.com, está fazendo grandes investimentos e esforços em prol da sustentabilidade. Além disso, é um lugar ideal para ciclismo, oferecendo passeios e atividades organizadas por guias locais.

  • Gstaad, Suíça
Foto: Divulgação

Para quem deseja experimentar um passeio de balão com os Alpes suíços como pano de fundo, a cidade de Gstaad, com suas estações de esqui, não vai decepcionar. O viajante pode até mesmo planejar sua visita para a última semana de janeiro e participar do Festival Internacional de Balões em Chateau d’Oex, para flutuar a uma altura de 3.050 metros ao amanhecer e apreciar as vistas das montanhas e geleiras. Em um dia claro, é possível até avistar o Mont Blanc. Para quem ama uma aventura no solo, a região de Bernese Oberland é famosa pelo esqui, com teleféricos conectando as regiões vizinhas. Além disso, trilhas atraem visitantes durante todo o ano e uma visita ao vizinho Château Chillon, um castelo medieval localizado em uma rocha nas margens do Lago de Genebra, é altamente recomendada. Vale frisar que esse é o edifício histórico mais visitado da Suíça.

Onde se hospedar: situado entre os picos dos Alpes Berneses está o HUUS Gstaad, em estilo chalé alpino. Esse hotel de design com sofás de veludo, estantes artísticas e janelas panorâmicas oferece saunas seca e a vapor e piscina coberta aquecida. Ideal para viajantes aventureiros, a acomodação é um bom ponto de partida para trilhas e fica a um curto trajeto de carro do festival de balões. Na hora que a fome bater, uma dica é conhecer os sabores alpinos no restaurante local. As opções vão desde um fondue de queijo a um bife preparado em fogo aberto. Essa acomodação com o selo Viagem Sustentável da Booking.com também se esforça para oferecer aos seus hóspedes uma estadia mais sustentável, reduzindo o desperdício de alimentos e servindo alimentos de origem local.

  • Yarra Valley, Austrália
Foto: Divulgação

O pitoresco Yarra Valley é conhecido por suas vinícolas de classe mundial e sua beleza natural. Além disso, ele fica a apenas uma hora de carro de Melbourne. Esse destino é imperdível para quem busca uma vista panorâmica de uma região vinícola do alto no hemisfério sul. O viajante se encantará com as vistas proporcionadas pelo passeio de balão, com os picos distantes das montanhas, os vinhedos e pomares, as fazendas e o Rio Yarra. Existem várias operadoras que oferecem passeios adaptados para todos os orçamentos e programações. Para quem está entre os 54% dos viajantes brasileiros que planejam ser mais indulgentes em seus hábitos de consumo durante as férias*, é possível optar por um upgrade no café da manhã e aproveitar um espumante no ar, ideal para quem comemora uma ocasião especial. Essa região é famosa por seus parques nacionais e oportunidades de observação da vida selvagem. Vale fazer um passeio pelo Santuário Healesville e pela Phillip Island e aprender sobre animais nativos, como cangurus, coalas e ornitorrincos.

Onde se hospedar: situada no centro do Yarra Valley, a acomodação Yering Gorge Cottages é uma ótima opção de estadia. Cada chalé de luxo independente abriga uma área de estar separada com janelas panorâmicas que oferecem lindas vistas. Situada em quase 50 hectares de campo e abrigando cangurus e mais de 85 espécies diferentes de pássaros, a propriedade conta com uma variedade de atividades no local. As opções vão desde caminhadas até golfe e tênis. Essa acomodação, com o selo Viagem Sustentável da Booking.com, também oferece aluguel de bicicletas, bem como atividades organizadas por guias locais, como passeios de balão com transfer saindo da propriedade.

  • Albuquerque, Estados Unidos
Foto: Divulgação

Uma lista das melhores escolhas para um passeio de balão estaria incompleta sem Albuquerque, que abriga o maior encontro de balões de ar quente do mundo. O viajante pode testemunhar a vista de centenas de pontos coloridos flutuando no céu ou fazer o passeio logo após o nascer do sol sobre o Rio Grande Valley e as Montanhas Sandia. Disponível durante todo o ano, é possível agendar a viagem em outubro para assistir à vista da International Balloon Fiesta, completa com shows e fogos de artifício durante o dia e a noite. A maior cidade do Novo México fica no alto deserto com edifícios históricos de adobe, museus que exploram sua cultura Pueblo e tons de rosa ao pôr do sol.

Onde se hospedar: situado em um complexo de jardins, o Casas de Suenos Old Town Historic Inn é um cama e café (B&B) charmoso que oferece quartos confortáveis e uma área de estar separada para o hóspede relaxar e se sentir em casa. Desse simpático B&B, é fácil caminhar até a região de compras de Albuquerque, o bairro Old Town Plaza. Nas proximidades, é possível saborear refeições ao ar livre em um dos muitos restaurantes locais. Uma boa pedida é começar o dia com um café da manhã gourmet com ovos, bacon e burritos de pimenta verde no jardim de inverno. Depois, seguir para o passeio de balão, a um curto trajeto de carro.