A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) anunciou a criação da Sustainable Aviation Fuel Matchmaker, uma plataforma para conectar empresas aéreas e fornecedores de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês). A tecnologia foi divulgada no World Sustainability Symposium (WSS). O lançamento da plataforma está previsto para acontecer no primeiro trimestre de 2025.
“Nossa visão é criar uma plataforma de matchmaking transparente, eficiente e acessível que acelerará a adoção do SAF à medida que a indústria da aviação avança rumo à meta de zero emissões líquidas de CO2 até 2050. A plataforma reduzirá os custos e as complicações que as empresas aéreas enfrentam ao buscar fornecedores de SAF. A maturidade e globalização do mercado de SAF serão fortalecidas pela transparência proporcionada pela SAF Matchmaker. Cada passo nessa direção é de extrema importância, considerando que o SAF é a ferramenta mais significativa de descarbonização no transporte aéreo”, disse Marie Owens Thomsen, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade e Economista-Chefe da IATA.
A SAF Matchmaker abordará três questões críticas:
Conectividade: Produtores e fornecedores de SAF poderão postar volumes disponíveis ou planejados do combustível, e as empresas aéreas poderão registrar seu interesse em adquirir os volumes mostrados ou desejados. As negociações subsequentes ocorrerão fora da plataforma.
Visibilidade: A plataforma conterá informações abrangentes sobre o SAF disponível, como volumes, matérias-primas utilizadas, localização e tecnologia de produção, reduções de emissões, além da conformidade com o Carbon Offsetting Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA) ou a Renewable Energy Directive (EU RED) da União Europeia.
Eficiência: A existência de uma plataforma centralizada simplificará a aquisição de SAF, tornando mais fácil e rápido para todas as partes se conectarem. Ela também facilitará o desenvolvimento de inteligência de mercado com base nos dados gerados pela plataforma.
O foco inicial da plataforma será nas empresas aéreas e fornecedores de SAF. Com o tempo, governos e compradores corporativos de SAF não pertencentes ao setor de aviação também poderão participar.
LEIA TAMBÉM: IATA divulga os planos político e financeiro atualizados para atingir zero emissão líquida