Equipe ABEAR e representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), GOL e LATAM - Foto: Pedro Pinheiro/ABEAR

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, participou na noite de quarta-feira (25), em Brasília (DF), da cerimônia de abertura da ABAV Expo 2024, que reuniu ministros, representantes do governo do Distrito Federal e do trade turístico. Para Jurema, a feira promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV) representa a consolidação do turismo como motor da economia.

“Quero parabenizar todo o time da ABAV por proporcionar mais esta edição da feira. Ver essa cerimônia de abertura cheia, com tantas autoridades e parceiros do setor, mostra que a cadeia do turismo está empenhada em crescer e se fortalecer. Tivemos na semana passada a sanção da Lei Geral do Turismo, muito importante para todo o segmento, e este evento vem, de certa forma, para celebrar essa conquista”, disse a presidente da ABEAR.

Publicidade

Na cerimônia, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a presidente da ABAV, Ana Carolina Medeiros, ressaltou que o momento do turismo é de forte retomada e defendeu a atração de investimentos para impulsionar o setor. “Precisamos ser ativos para esses investidores, não somente destacando a beleza dos nossos destinos naturais. É importante que eles sintam segurança em nossa economia, que tenham segurança jurídica e entendam que vale a pena investir aqui. Necessitamos de políticas públicas que tornem o Brasil competitivo internacionalmente”, afirmou Ana Carolina.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o crescimento expressivo na oferta de voos internacionais contribui para o aumento da arrecadação no país. “A malha aérea internacional já cresceu 18% neste ano. Então é 18% a mais de oportunidade para que turistas estrangeiros venham conhecer o Brasil.”

Já o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou o crescimento da aviação como um dos exemplos da retomada do turismo no país. “Em 2022, o setor aéreo movimentou 98 milhões de passageiros. No ano passado, foram 112 milhões, um crescimento de 15%. E devemos ter números ainda melhores em 2024. O que isso significa? Que cada vez mais o turismo no Brasil está crescendo porque a economia voltou a crescer”, afirmou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou da parceria com a ABAV desde sua criação. “A arrecadação a partir de turistas estrangeiros no ano passado superou 2014, ano da Copa do Mundo. Tivemos a nossa maior arrecadação, de 6,9 bilhões de dólares. E a boa notícia é que neste ano já temos números melhores que o ano passado. De janeiro a agosto deste ano, tivemos 4,8 bilhões de dólares arrecadados, enquanto no ano passado foram 4,4 bilhões de dólares”, disse Freixo.

“É uma grata satisfação recebê-los aqui em Brasília. Nós organizamos esse evento com muito carinho, investimos na realização desta feira porque acreditamos na força do turismo. Brasília é a segunda capital mais segura do Brasil e recebemos recentemente o título de melhor cidade do Brasil para se viver. Nossa cidade estará sempre de portas abertas para todos vocês”, ressaltou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, no fim da cerimônia.

LEIA TAMBÉM: ABAV Expo: GOL celebra 10 anos de parceria com a Air France e novas rotas