Foto: Site Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou nesta segunda-feira (10), o lançamento de um novo canal de atendimento ao público. A partir de agora, passageiros e regulados poderão solicitar informações e esclarecer dúvidas sobre o serviço de transporte aéreo no país, através do WhatsApp (61) 9 9155-4663. O atendimento automatizado funciona 24 horas e responde aos principais temas relacionados a passageiros e regulados. Já a interação com os atendentes está disponível todos os dias, das 8h às 20h.

O objetivo é facilitar o acesso à informação pelo cidadão, já que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada pela população. Entre os benefícios esperados, estão agilidade no atendimento, maior comodidade, economia de recursos, aumento da acessibilidade e melhor experiência do usuário. 

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O novo canal é mais uma opção, entre os já oferecidos pela Agência via telefone e internet, para obter informações sobre temas de interesse de passageiros, profissionais da aviação civil e outros regulados, como regras de bagagem, direitos e deveres, reembolso, alteração de viagem, documentos para embarque, regulamentos, licenças, acesso a sistemas, entre outros.

A ferramenta é um recurso rápido de tira-dúvidas, mas, se o usuário entender que seu questionamento não foi contemplado ou se desejar fazer uma denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, o relato será registrado pelo atendente na plataforma Fala.Br e direcionado às áreas técnicas da ANAC para análise e resposta. 

As reclamações específicas sobre problemas com companhias aéreas devem direcionadas diretamente às empresas ou por meio do www.consumidor.gov.br. A ANAC monitora as demandas registradas na plataforma, assim como a Secretaria Nacional do Consumidor, os Procons, as Defensorias Públicas, os Ministérios Públicos e os Tribunais de Justiça.