O Sistema Abav publicou hoje, os resultados da amostragem do primeiro trimestre deste ano. Segundo o levantamento, que foi respondido em sua maioria por agentes de viagem, Fortaleza foi a cidade nacional mais buscada por quem se antecipou e começou o planejamento das férias de julho logo nos primeiros três meses do ano, seguida por Rio de Janeiro, Maceió, Salvador e Gramado. Orlando lidera na busca de cidades internacionais para férias em julho, seguida por Lisboa, Miami, Santiago e Paris.

Já a busca por viagens para o feriado prolongado de 8 de junho pontuou a liderança do Rio de Janeiro como a cidade mais procurada pelos turistas, na sequência estão Salvador, Gramado, Fortaleza e Florianópolis.

Paris, Lisboa, Miami, Orlando e Buenos Aires foram as cidades internacionais mais buscadas para este feriado.

Feriado de 1º de Maio

O levantamento também mostrou as preferências para quem buscou viagens no feriado de 1º de maio: entre as cidades nacionais mais procuradas, Rio de Janeiro, Fortaleza, Maceió e Salvador empatou com São Paulo em quarto lugar.

Já entre os destinos internacionais mais procurados para maio estão Lisboa, Paris, Buenos Aires, Orlando, Miami e Nova York.

Neste primeiro trimestre, 48,2% das agências aumentaram em 50% seu faturamento em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Ainda de acordo com o relatório, a alta do preço das passagens aéreas continuou sendo apontada como um dos maiores desafios por 73,2% dos respondentes e entre 26,8% deles a solução encontrada foi a remarcação de datas, enquanto que para 25% a solução foi a alteração de destinos.