Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e como parte de uma estratégia ambiental, a Emirates vai reaproveitar mais de 50 mil quilos de materiais de 191 aeronaves que estão passando por reforma do interior da cabine. A Emirates dará vida nova aos materiais com a produção de milhares de mochilas e bolsas escolares infantis feitas à mão, que serão doadas neste ano a escolas comunitárias e organizações que apoiam a educação infantil na África e na Ásia.

Para minimizar o desperdício, a equipe da Emirates Engineering ficou encarregada de encontrar uma maneira de reaproveitar os tecidos dos assentos da Economy Class de 22 aeronaves Airbus A380 que concluíram o processo de modernização. Dessas aeronaves, foram recuperados 5.205 quilos de materiais, incluindo tecido de assentos com a composição de 95% de lã e 5% de náilon e uma estrutura de trama plana, proveniente da Alemanha e Irlanda. Os materiais foram considerados ideais para reaproveitamento devido à sua durabilidade e natureza não inflamável; desta forma, foi decidido fabricar mochilas de alta qualidade para crianças carentes.

Na oficina da Emirates Engineering, uma equipe dedicada de alfaiates desenvolveu de forma criativa uma coleção de mochilas para crianças de diferentes idades e trabalhou com a equipe de comunicação corporativa, marketing e marca da Emirates para identificar entidades beneficentes, escolas, orfanatos e fundações, onde as mochilas serão distribuídas nos próximos meses.

“Estamos muito orgulhosos do nosso pessoal na Emirates e de seu compromisso com essa iniciativa. Muitas horas foram investidas na confecção dessas mochilas para as crianças; é um verdadeiro projeto de paixão da nossa equipe diligente. Também tivemos voluntários na empresa que se ofereceram para ajudar no projeto; há uma enorme vontade de contribuir e apoiar as entidades necessitadas. Isso reforça o compromisso da Emirates de desenvolver constantemente nossos esforços ambientais e examinar todos os aspectos dos nossos produtos e cadeias de suprimentos. Neste projeto, nosso objetivo é transformar o que seria descartado em itens de grande utilidade”, disse Ahmed Safa, vice-presidente sênior da divisão de engenharia da Emirates.

Este é o maior projeto de modernização já realizado no mundo, com investimento multibilionário da Emirates. Foi lançado em agosto de 2022 com a intenção de reformar totalmente 191 aeronaves e elevar a experiência do cliente, incluindo 110 aeronaves Airbus A380 e 81 Boeing 777, que juntas podem fornecer até 50 mil quilos de tecidos descartados. Enquanto novos tecidos são instalados nas aeronaves, há também a possibilidade de reaproveitar as sobras dos materiais.

Das 22 aeronaves Airbus A380 que foram totalmente reformadas, os materiais das cabines da First Class e Business Class, como couro, alumínio e lã, já foram reaproveitados. A coleção Aircrafted by Emirates de bagagens de edição limitada lançada em novembro de 2023 e desenvolvida internamente pela Emirates Engineering esgotou em questão de semanas. Os lucros da primeira venda da coleção sem fins lucrativos Aircrafted by Emirates ultrapassaram 70.000 AED e, após deduções mínimas de custos operacionais, foram doados à Emirates Airline Foundation, que apoia projetos humanitários em todo o mundo.

LEIA TAMBÉM: Emirates é premiada por Premium Economy, entretenimento e conectividade a bordo  ‎