Foto: Divulgação

Comemorado nesta sexta-feira (15), o feriado de Proclamação da República vai movimentar as principais estradas brasileiras. Em 2023, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, mais de 6 milhões de veículos circularam pelas rodovias do país durante o mesmo feriado. Para aproveitar a viagem sem imprevistos na estrada, algumas regrinhas básicas são fundamentais. Além da tradicional revisão no veículo, uma checagem geral na documentação e até na pontuação na carteira do motorista também devem entrar no radar.

Confira aqui 6 dicas valiosas para ficar longe de perrengues durante a viagem:

Publicidade
  • Revise o veículo

Seja um carro, uma moto ou até um caminhão, estar com a manutenção em dia do veículo não é uma opção, mas uma obrigação dos motoristas. Checar se a correia do motor está em boas condições; verificar óleo, água e paletas do limpador de para-brisa; examinar se os pneus não estão carecas; além de checar se lanternas e faróis estão com bom funcionamento é, digamos, o básico a se fazer antes de pegar a estrada.

  • Programe seu trajeto

Mesmo quando já se conhece a estrada, é importante que haja organização e planejamento do trajeto. Quanto mais dicas atualizadas, menos trânsito e chateações. No SuperApp Sem Parar, por exemplo, é possível calcular a distância e descobrir, antecipadamente, todos os pontos de pedágio da sua rota e o valor de cada. Mas vale a dica: baixe o destino no smartphone por precaução. Assim, uma instabilidade de sinal não atrapalha sua viagem.

  • Confira a documentação

Assim como carros, motos e caminhões precisam de uma revisão, é fundamental que toda a documentação de veículos e motoristas também sejam revistas. Carros com IPVA ou licenciamento vencidos, podem ser recolhidos durante uma blitz. Aqui, mais uma vez, a tecnologia funciona como aliada do motorista. Por meio do app da Zapay, é possível consultar e pagar em até 12x no cartão de crédito multas, IPVA e licenciamento do veículo com agilidade e de onde estiver.

  • Pratique a direção defensiva

Na estrada, vale a máxima de que a pressa é inimiga da perfeição. Nesse caso, uma inimiga da segurança. Por isso, não se esqueça de respeitar os limites de velocidade e as sinalizações da estrada. Também é importante se lembrar da regra dos dois segundos. Para garantir uma distância segura do carro que vem à frente, fixe um ponto na estrada e garanta que você só vai chegar a ele dois segundos depois que o outro veículo já passou. Além disso, evite as ultrapassagens perigosas, com pouca visibilidade.

  • Fuja das filas 

Optar por uma tag veicular, como o Sem Parar, é uma ótima opção para diminuir o tempo de viagem. Além de passar direto pelas praças de pedágio, a tecnologia ainda facilita o pagamento nos pórticos de free flow (pedágios sem cancela). Os benefícios se estendem às cancelas de estacionamentos, pagamento em postos de gasolina e drive-thrus.

  • Calibre os pneus e não exagere na bagagem

Antes de viajar, os pneus precisam ser calibrados conforme a recomendação da montadora. Essa informação está sempre indicada no manual do veículo. Em alta velocidade, os pneus mal calibrados atrapalham a dirigibilidade de carros, motos e caminhões, podendo causar acidentes. Outro fator de risco é o peso das bagagens. Aqui, também vale o que está especificado pela montadora. Ah, e não se esqueça de ajustar as malas de uma forma que não atrapalhe a visão do motorista.