Companhias aéreas suspenderam operações e a população já se prepara para a chegada da tempestade - Foto: Reprodução

A tempestade tropical Helene deverá atingir a Flórida neste final de semana. O fenômeno poderá escalonar rapidamente para a categoria três e se tornar um furacão. Moradores do estado já evacuaram condados e encheram sacos de areia, segundo a rede de televisão CBS News.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, expandiu na terça-feira uma declaração de estado de emergência para um total de 61 condados. O estado emitiu ordens de evacuação voluntária ou obrigatória para 13 deles.

Publicidade

Geradores elétricos, suprimentos de emergência de alimentos e água, além de equipes de busca e resgate e restauração de energia foram mobilizados pelas autoridades federais, enquanto o presidente Biden também declarou emergência na Flórida.

É esperado que Helene acelere em direção à Costa do Golfo oriental nesta quarta-feira, passando sobre águas quentes do Golfo do México, que agiriam como combustível na intensificação da tempestade.

Além das águas recordes de temperatura causadas pelas mudanças climáticas, espera-se que Helene viaje diretamente sobre a Corrente de Loop, uma área de água excepcionalmente quente que sobe do Caribe até o leste do Golfo do México. Projeções oficiais do National Hurricane Center preveem, segundo a CBS News, que Helene se tornará um furacão de categoria 3 com ventos de pico sustentados de 115 mph (aprox. 185 km/h) ao atingir a costa.