O Ministério do Turismo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) irão ofertar curso de capacitação em “Atração de Investimentos” para profissionais de secretarias de turismo e órgãos de desenvolvimento dos estados brasileiros. A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (20), em Brasília (DF), pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e pelo representante da instituição no Brasil, Morgan Doyle. A qualificação vai contar com a participação de 3 representantes por estado (sendo 2 da secretaria de turismo e 1 do órgão de desenvolvimento) e será realizada a distância, por meio de aulas on-line.
As inscrições serão realizadas mediante manifestação dos estados a convite enviado pelo Ministério do Turismo. Ao todo, serão ofertadas cinco aulas com duração total de 16 horas de curso. Ao final da capacitação, espera-se que cada estado tenha um portfólio mínimo de projetos aptos a captação de investimentos e um plano de ação para captação de investimentos em Turismo.
A ministra do turismo, Daniela Carneiro, comemorou o lançamento do curso e ressaltou a relevância da ação para o setor. “Hoje é um dia especial para o turismo brasileiro. O BID é um parceiro potente do nosso turismo e por meio desta parceria teremos a oportunidade de capacitar os nossos estados, fazendo com que tenhamos mais projetos que fortaleçam a atração de investimentos para o turismo e consequentemente para a economia do país”, disse.
Desde o início do ano, o MTur tem reforçado o incentivo a investimentos no Brasil. O Portal de Investimentos do Ministério do Turismo registra 66 oportunidades de investimentos em 19 estados e Distrito Federal e os investimentos somam R$ 27 bilhões e a perspectiva da geração de mais de 126 mil empregos.
Além disso, a qualificação também tem sido foco da Pasta, que já ofertou, desde janeiro de 2023, 4.491 vagas em mais de 30 cursos profissionalizantes gratuitos ofertados em parceria com Institutos, Universidades e Sistema S.
Leia também: MTur e UFF lançam curso de especialização em atrativos naturais