Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC Créditos: Ivan Sarfatti/Divulgação

O Grupo MSC entregou ontem, o MSC Eurícia, o navio com maior eficiência energética de todos os tempos. A entrega, que aconteceu no estaleiro Chantiers de l’Atlantique, na Fraça, marcou mais um passo significativo na jornada para descarbonizar a frota da Divisão de Cruzeiros e demonstra como será o futuro dos cruzeiros.

O MSC Euribia é a última evolução da popular classe Meraviglia e o segundo navio da Companhia movido a GNL, Gás Natural Liquefeito, o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente. O navio possui uma série de tecnologias ambientais inovadoras, incluindo um avançado sistema de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos. Ele também foi projetado pensando no futuro, permitindo que incorpore facilmente futuras inovações sustentáveis, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outras alternativas, assim que estiverem disponíveis em escala.

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MSC Euribia é o futuro dos cruzeiros

O MSC Euribia representa um avanço em relação aos navios anteriores da sua classe, construídos para a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC. Com maior eficiência energética, a expectativa é que ele seja o navio de cruzeiro com o melhor desempenho do mundo, superando os requisitos mais recentes do IMO Energy Efficiency Design Index. Quando em operação, o navio emite até 19% menos gases de efeito estufa por passageiro, por dia, em comparação com os outros navios da mesma classe que utilizam combustíveis marítimos convencionais. Isso equivale até 44% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) por hóspede por dia quando comparado com os navios construídos há apenas 10 anos.

 “Com a entrega do MSC Euribia, demos mais um grande passo em direção à nossa meta de zero emissões líquidas de GEE. Juntamente com suas muitas inovações ambientais, o MSC Euribia apresenta um design verdadeiramente inovador em eficiência energética, que proporcionará uma enorme redução nas emissões de GEE ao longo de sua vida útil”, disse Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC.

Tecnologia e design ambiental de última geração

O MSC Euribia foi construído para o futuro. Embora o navio possa ser abastecido com Gás Natural Liquefeito, o projeto prevê que ele possa utilizar combustíveis renováveis hoje e adaptações que permitirão que os navios da Companhia utilizem combustíveis renováveis ainda não disponíveis hoje, como o metanol verde, por exemplo.

Outras tecnologias inovadoras incluem avançado sistema de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos. O MSC Euribia conta com sistemas de última geração para tratamento de águas residuais e gestão de resíduos para ajudar a salvar os mares em todo o mundo. As águas residuais são tratadas com uma qualidade muito elevada, com um padrão melhor do que muitos sistemas municipais de tratamento de águas residuais em todo o mundo. A tecnologia atende aos mais rígidos padrões internacionais da IMO – incluindo o chamado padrão Báltico.

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