A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e a Gasum assinaram um acordo de longo prazo para o fornecimento de GNL ao novo navio da marca MSC Cruzeiros, o MSC Euribia. As duas empresas também assinaram uma Carta de Intenções com o objetivo de colaborar no fornecimento de e-GNL sintético feito com energia renovável. Tudo isso faz parte da estratégia da Divisão de Cruzeiros para atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa em suas operações marítimas até 2050.
A MSC Cruzeiros e a empresa nórdica de energia, Gasum, assinaram uma Carta de Intenções comprometendo-se numa cooperação histórica que visa garantir o acesso da MSC ao gás sintético liquefeito, ou e-GNL, que é produzido usando o hidrogênio, criado por hidrólise com energia renovável e CO2 capturado. Juntas, a Gasum e a MSC Cruzeiros estão criando uma rota viável para reduzir as emissões nas operações de cruzeiros da Companhia com volumes significativos de milhares de toneladas de e-GNL a partir de 2026.
MSC e Gasum assinaram acordo para fornecimento de GNL
As empresas também assinaram um acordo de longo prazo para o fornecimento de gás natural liquefeito, GNL, para o novo navio da Companhia, o MSC Euribia. Com este acordo, a Gasum apoiará a MSC Cruzeiros na redução de emissões de gases com uso imediato de GNL.
O uso de GNL praticamente elimina as emissões de óxido de enxofre e emissões de particulados, reduz consideravelmente as emissões de óxido de nitrogênio e apresenta uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a tecnologia GNL usada a bordo permite que a MSC Cruzeiros mude, a qualquer momento, para biogás liquefeito totalmente renovável (bio-GNL) ou gás sintético (e-GNL), a fim de atingir reduções de emissões de gases de efeito estufa de até 100%.
Recentemente, o MSC Euribia demonstrou que cruzeiros com emissões neutras são possíveis, ao realizar a primeira viagem de cruzeiro com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa da história, graças as reduções nas emissões permitidas pelo biogás liquefeito provido pela Gasum.
MSC Euríbia: emissões neutras são possíveis
O navio navegou por quatro dias de Saint-Nazaire, na França, para Copenhague, na Dinamarca, e utilizou o bio-GNL com uma abordagem de balanço de massa, o método mais eficiente para o meio ambiente de utilizar os benefícios do biogás renovável. A MSC Cruzeiros adquiriu mais de 400 toneladas de bio-GNL da Gasum demonstrando seu compromisso com a implantação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para a viagem pioneira de zero emissões líquidas de gases.
A Companhia é a primeira operadora de cruzeiros marítimos a comprar o bio-GNL como fonte de combustível, que provou permitir reduções significativas nas emissões do ciclo de vida.
“Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Gasum em nossa jornada rumo a zero emissões líquidas de gases de efeito estufa. Garantir um fornecimento confiável de GNL e e-GNL é de fundamental importância para nossos esforços para a descarbonização, e a Carta de Intenções e o acordo de longo prazo que anunciamos são passos significativos nessa jornada. A parceria com a Gasum nos permitirá acessar combustíveis mais novos e mais limpos, necessários para tornar a navegação com zero emissões líquidas uma realidade. Precisamos de mais fornecedores como a Gasum para intensificar e apoiar nossa indústria com suas metas ambientais. Estamos prontos e ansiosos para adquirir mais desses novos combustíveis”, disse Linden Coppell, Vice-Presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros.
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