Foto: Divulgação

A LATAM liderou o setor aéreo brasileiro em maio deste ano. A informação consta dos dados consolidados divulgados nesta sexta-feira (23),  ANAC  – Agência Nacional de Aviação Civil. A companhia alcançou no mês a maior participação (em RPK¹) do mercado doméstico (37,11%) e internacional² (21,99%) no Brasil. O índice medido pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre todos os passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

A LATAM registrou ainda em maio um crescimento de 27% no seu número de passageiros domésticos no Brasil em relação ao mesmo mês de 2022. Ao todo, a companhia transportou 2,6 milhões de pessoas em voos nacionais no País no último mês, superando os 2 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

Atualmente, a LATAM voa para o seu recorde de 55 destinos no Brasil, tendo aberto pelo menos 11 novos destinos com voos próprios no País desde 2021. São eles: Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Além disso, ampliou em 2023 o seu acordo de codeshare com a Voepass.

No mercado internacional, a LATAM é a companhia aérea que mais conecta o Brasil com o mundo e o mundo com o Brasil, respondendo atualmente por mais de 60% dos passageiros de voos internacionais no Brasil, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Como consequência, a LATAM lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a ANAC. A companhia transporta anualmente no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional. São 700 voos por dia em média no País, sendo 650 operações domésticas e 50 internacionais.

Leia também: Latam Pass indica destinos para voar nas férias de julho por menos de 30 mil pontos