Foto: Divulgação

Com a chegada das férias escolares de meio de ano, cresce o número de brasileiros que vão embarcar com as companhias aéreas rumo a diversos destinos do Brasil e do mundo. Um levantamento realizado pela LATAM, líder do setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), aponta que em julho 3,6 milhões de passageiros devem embarcar com a companhia em voos domésticos ou internacionais no Brasil, um volume 18% superior ao que foi registrado no mesmo mês do ano anterior.

Para atender a essa demanda, a companhia programou 1,9 mil voos extras no Brasil entre 1º e 31 de julho, totalizando 24,5 mil voos domésticos e internacionais no País durante todo o mês. Esse volume é 17% maior do que em julho de 2022. E, para evitar contratempos, a LATAM separou em uma lista 7 dicas para todos os seus passageiros viajarem de forma segura, rápida e simples nesta alta temporada:

1.            CONFIRA TODOS OS DOCUMENTOS E REGRAS DO DESTINO DA SUA VIAGEM: É fundamental e de responsabilidade do cliente conferir a validade de toda a documentação necessária, como RG, passaporte e visto, e outros requisitos para a viagem. Em viagens nacionais, é necessário apresentar pelo menos um documento de identidade com foto. Nas viagens internacionais, também é importante consultar com antecedência as vacinas exigidas pelas autoridades por meio do Consulado ou Embaixada do país para o qual vai viajar.

2.            TOME TODOS OS CUIDADOS COM O EMBARQUE DE CRIANÇAS: Todos podem voar, no entanto, caso seja um recém-nascido de até sete dias de idade, um atestado médico que informe a condição de saúde da mãe e do bebê deve ser apresentado à companhia até 48 horas antes da saída do voo. Lembre-se que cada adulto pode viajar com até dois bebês, desde que um deles tenha o seu próprio assento. Para fins de embarque, dentro do Brasil, crianças menores de 12 anos podem viajar apresentando a certidão de nascimento; acima dessa idade, o documento de identificação deve ter foto, podendo ser a via original ou uma cópia autenticada. Em voos internacionais, independentemente da idade, os passageiros precisam mostrar o passaporte válido e, se necessário, visto válido ou documento de identificação original e com foto no caso de viagens para países do Mercosul. Em ambos os casos, por exigência das autoridades, o documento de identidade deve comprovar – com o nome idêntico – a filiação ou o parentesco do menor com o maior acompanhante.

3.            TOME TODOS OS CUIDADOS COM O EMBARQUE DE PETS: Atualmente, a LATAM oferece três opções de transporte aéreo para que cães e gatos possam conhecer o mundo ou aproveitar as férias em família: na cabine, junto ao tutor, no compartimento inferior da aeronave, ou pela LATAM Cargo. Além de precisar ter no mínimo quatro meses de vida e estar desmamado, o pet deve apresentar um comportamento dócil para uma viagem tranquila. Também é necessário adquirir um kennel (caixa de transporte específica para viagens aéreas)  levando em consideração o peso e as medidas do pet, além das condições de qualidade. Para viajar o seu animal de estimação, os passageiros devem chegar ao aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência para voos domésticos, e três horas para voos internacionais. Também é fundamental apresentar o atestado de saúde do pet no balcão de check-in, onde também é paga a taxa correspondente ao serviço de transporte reservado (visite o site da LATAM para mais informações).

4.            CONSULTE TODAS AS INFORMAÇÕES E  SERVIÇOS EXTRAS COM ANTECEDÊNCIA: Na seção Minhas viagens, o cliente da LATAM pode consultar todas as informações e verificar os serviços incluídos no seu voo de acordo com a sua tarifa e categoria no LATAM Pass, programa de fidelidade da companhia. Use essa seção para consultar ou adicionar bagagem, selecionar assentos, visualizar o cartão de embarque e conferir o check-in. Vale destacar que, como parte de sua transformação digital, 80% dos clientes LATAM não precisam mais fazer check-in, pois ele é automático, o que economiza 20% do tempo no aeroporto. Para despachar a bagagem, a companhia oferece em 10 aeroportos (Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Belo Horizonte/Confins e Vitória) o Despacho de Bagagem Express, que reduz em até 50% o tempo dos clientes nas filas. A LATAM também oferece serviços adicionais e diferenciados como auxílio para necessidades especiais, refeições com restrição alimentar (em viagens internacionais) e viagens com pets. Todos os procedimentos para essas e outras situações podem ser verificados em Prepare sua Viagem.

5.            CHEGUE MAIS CEDO AO AEROPORTO NO MÊS DE JULHO: Em viagens internacionais, especialmente nos aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro), a LATAM recomenda aos passageiros que se apresentem no local 3 horas antes do horário do voo. Em viagens nacionais, recomenda-se chegar com pelo menos 2 horas de antecedência. Na alta temporada, é importante que os passageiros fiquem ainda mais atentos aos horários de embarque e eventuais trocas de portão. Nessa época, o fluxo nos aeroportos fica mais intenso e acarreta em maiores tempos para processos com Receita Federal, retirada de malas em conexão, entre outros. Por isso, a companhia reforça que os clientes evitem distrações, dirijam-se diretamente ao embarque e prestem atenção às orientações e sinalizações realizadas pela companhia nos alto-falantes e telões. A LATAM recomenda ainda verificar as condições do trânsito no trajeto ao aeroporto e consultar a situação do voo em Status de voo antes de se dirigir ao local de embarque, especialmente em dias e cidades com condições meteorológicas adversas, afinal, as chuvas são uma realidade nesta época do ano em diversas localidades do País.

6.            MANTENHA SEU CADASTRO ATUALIZADO EM LATAM.COM E BAIXE O APP DA LATAM: Na seção Minha Conta no site da companhia, o cliente LATAM pode criar o seu cadastro e manter sempre atualizados os seus contatos (e-mail e telefone) para receber notificações rápidas em caso de possíveis mudanças nos voos ou diante de situações de contingências operacionais nos aeroportos. Vale destacar que, com o cadastro do telefone, o cliente receberá via Whatsapp LATAM as informações necessárias ao longo de sua viagem e ainda pode interagir com um assistente virtual ou um agente humano para sanar dúvidas ou receber qualquer tipo de assistência. Outra facilidade oferecida pela companhia é o App LATAM Airlines, disponível no Google Play e na App Store, que oferece acesso a detalhes e modificações da viagem em tempo real, acesso ao cartão de embarque de forma simplificada, remarcação ou pedido de reembolso da passagem, solicitação de upgrade de cabine com cupons, administração da bagagem do voo, ou compra e troca de assentos.

7.            PARA APROVEITAR O MAIOR ENTRETENIMENTO DE BORDO DA AMÉRICA DO SUL: O LATAM Play está disponível por meio de QR Code ou pelo site http://latamplay.com/ para dispositivo móvel pessoal em aeronaves Airbus A319, A320, A320neo e A321 e nas telas individuais das poltronas das aeronaves Boeing 767, 787 e 777. A plataforma oferece gratuitamente o maior catálogo de entretenimento de bordo da América do Sul com mais de 100 filmes, 300 episódios de séries, jogos e músicas, além de acesso ao catálogo da HBO Max.

Leia também: Latam planeja operar voos de Fortaleza para Lisboa e ampliar rota para Miami