Parque da Nasa agora é Centro Certificado de Autismo - Foto: Divulgação

O Kennedy Space Center Visitor Complex, parque da NASA situado a menos de 1h de carro de Orlando, na Flórida, fez parceria com o International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES) para se tornar um “Certified Autism Center” (Centro Certificado de Autismo). Esta colaboração visa garantir que indivíduos autistas e com sensibilidade sensorial possam ter uma visita com confiança.

“Esta certificação é apenas uma maneira de trabalharmos para garantir que o Kennedy Space Center Visitor Complex seja acessível a todos os nossos visitantes. O extenso treinamento de sensibilidade e conscientização do autismo que nossa equipe passou já afetou a maneira como interagimos com todas as famílias e crianças com todas as habilidades, mas especificamente com aquelas com autismo e outras sensibilidades sensoriais”, comenta o COO do KSCVC, Therrin Protze.

Para viabilizar esta certificação, a equipe do Complexo de Visitantes da NASA concluiu o treinamento para entender e receber melhor pessoas com autismo ou com sensibilidade sensorial. O IBCCES realizou uma revisão no local para fornecer maneiras adicionais de acomodar os visitantes, bem como forneceu sinalização de guia sensorial para cada exposição.

Muitos indivíduos autistas e com sensibilidade sensorial enfrentam desafios ao visitar novos lugares ou planejar viagens em família devido à falta de treinamento e compreensão da equipe, potencial sobrecarga sensorial ou necessidade de opções e acomodações flexíveis. Reconhecendo essa necessidade, o IBCCES desenvolveu programas de treinamento e certificação para atrações, museus, hotéis, zoológicos, aquários e outros locais de entretenimento. Esses programas garantem que todos, independentemente de suas necessidades ou sensibilidades sensoriais, possam ter uma experiência memorável e agradável.

Recursos do Parque da NASA para os autistas

Como um “Certified Autism Center”, o Kennedy Space Center Visitor Complex fornecerá os seguintes recursos e serviços para garantir uma experiência inclusiva e agradável para todos os hóspedes:

  • Equipe treinada e engajada: membros da equipe da linha de frente do Kennedy Space Center Visitor Complex concluíram treinamento especializado para melhor atender hóspedes autistas e indivíduos com sensibilidades sensoriais. Equipados com as habilidades e compreensão necessárias, esses membros da equipe garantirão que todos os visitantes se sintam apoiados e acomodados.
  • Orientação sensorial no local: sinalização de orientação sensorial foi estrategicamente inserida em todo o Complexo de Visitantes da NASA, tornando mais fácil o planejamento de atividades alinhadas com as necessidades e preferências específicas de cada um. Esses sinais incluirão classificações para cada sentido e informações detalhadas sobre como cada área pode impactar as experiências.
  • Designação de áreas sensoriais: o KSCVC irá designar áreas específicas onde os hóspedes com sensibilidades sensoriais possam fazer uma pausa e relaxar em um ambiente menos estimulante. Esses espaços vão oferecer uma bem-vinda pausa para quem sofrer com uma potencial sobrecarga sensorial, permitindo que os indivíduos recarreguem as energias e continuem aproveitando a visita.
  • Guia sensorial: disponibilizado no site do Kennedy Space Center Visitor Complex, no aplicativo e nas áreas de Guest Services, Information e Will Call do complexo, o abrangente guia fornecerá informações detalhadas sobre acomodações e opções adicionais disponíveis para os visitantes, garantindo que todos possam acessar e aproveitar as ofertas do centro.