Celso Ferrer, CEO da GOL, Cmte. Sérgio Quito, Chairman do Conselho de Segurança da Companhia e Fernando Tavares, diretor de Segurança Operacional da GOL - Foto: Divulgação

A GOL Linhas Aéreas realizou na última quinta-feira (6), o Safe2Go, evento que abordou as melhores práticas de segurança operacional e do trabalho. Realizado em São Paulo, o evento teve patrocínio máster da Boeing e contou com o apoio de outras organizações do setor aéreo, e representantes de órgãos como ANAC, NASA, IATA, FAB e CENIPA, que apresentaram palestras sobre como atuam para garantir a segurança em suas operações.

O Safe2Go destacou os protocolos de segurança e sua ampla gama de aspectos, incluindo o papel da alta direção, a importância de uma cultura de segurança sólida e a utilização de dados detalhados para a elaboração de análises de risco e tomadas de decisão.

 “A segurança na aviação é um aspecto fundamental que permeia todos os elementos do transporte aéreo. Não se trata apenas de um requisito regulatório, mas sim de uma prioridade inegociável para garantir a integridade e a confiança de passageiros, tripulações e todas as partes envolvidas. A aviação é uma indústria complexa e altamente regulamentada, onde a segurança é a pedra angular de todas as operações. Na GOL, a Segurança sempre foi nosso valor número 1 e o objetivo com esse evento foi justamente nos aprofundarmos em temas essenciais para a nossa jornada, sempre com o foco na excelência e na segurança. Tivemos uma ótima oportunidade de aprendizado e troca de conhecimentos”, comentou Celso Ferrer, CEO da GOL, durante a abertura do dia de atividades.4

O evento teve patrocínio máster da Boeing e contou com o apoio de outras organizações do setor aéreo como CCR Aeroportos, Inframerica, Vinci, Universidade de Aeronáutica Embry-Riddle, além de representantes de órgãos como ANAC, NASA, IATA, FAB e CENIPA, que apresentaram palestras sobre como atuam para garantir a segurança em suas operações. Mapfre, AeroSafety, Inter (Amwins Company), Sphinx Brasil e CAR (Costa, Albino & Rocha Advogados) também apoiaram a iniciativa.

 “A Segurança é o nosso valor número 1 e constantemente fomentamos este tema na GOL. Poder levar esta discussão para a indústria e organizar um evento para compartilhar experiências, propor melhorias e soluções inovadoras no gerenciamento da segurança operacional, e ainda contar com a presença de especialistas de diversos outros players do setor da aviação, é muito satisfatório para o nosso time e nos comprometemos a seguir abertos e transparentes a todos que queiram conhecer nossos procedimentos para tornar nossa operação cada vez mais segura”, comentou Fernando Tavares, diretor de Segurança Operacional da GOL.

Realizado pela primeira vez em 2018, o Safe2Go terá edições bienais a partir da edição deste ano e voltará a ser promovido em 2026. Ao longo de toda última quinta-feira, o evento percorreu a cultura de segurança e como ela pode ser promovida e cultivada em todas as organizações da aviação, incentivando uma abordagem proativa para identificar e mitigar os riscos, além de promover uma comunicação aberta e eficaz entre todos os envolvidos. Para atingir esse objetivo, a GOL reuniu diversos especialistas que destacaram como a importância da segurança na aviação transcende os limites das aeronaves e aeroportos, refletindo-se na confiança e na credibilidade de toda a indústria.

LEIA TAMBÉM: GOL terá mais voos para a Flórida durante jogos da Seleção Brasileira nos EUA