Finalmente chegou o momento. Depois de seis meses sem feriados em dia de semana, novembro vem trazendo dois deles, um seguido do outro. O primeiro acontece no dia 15 de novembro, Proclamação da República, e tem aquele gostinho especial de emendar o final de semana. Já na sequência, quarta, dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, e primeira vez que a data é feriado nacional.
Pois pensando nisso e querendo dar uma mão para quem ainda não se programou para esse momento tão aguardado, trouxemos algumas dicas especiais para curtir a capital paranaense. Tem muita natureza, música boa, rolê de natal pra já curtir aquele momento final de ano. Confira:
Música boa, natureza e muita exuberância
Quem quer garantir uma boa escolha, uma excelente pedida é o projeto Vale da Música, localizado na Ópera de Arame. E não precisa ser só no feriado. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco e acontece desde 2018 na Ópera de Arame todos os dias das 10h às 18h. Na programação, música instrumental em um Palco Flutuante no meio do lago da Ópera.
O projeto permite ainda visitação por todos os espaços da Ópera de Arame, como o palco do teatro, a plateia, todo o entorno do espaço, e, de quebra, ainda dá pra fazer uma deliciosa refeição no restaurante do espaço, que funciona o dia todo com um cardápio bem variado.
Nos dias 15 e 20 de novembro, muito jazz, samba e choro na programação. Confira:
Sexta-feira, 15 de novembro de 2024:
- Das 10:00 às 12:30 – JazzBop apresentará uma performance de Bebop Jazz e Latin Jazz.
- Das 12:40 às 15:10 – Trio Choro de Couro tocará Choro e Samba.
- Das 15:20 às 17:50 – Samuel Strapasson Trio encerrará o dia com Samba Jazz e Jazz Fusion.
Quarta-feira, 20 de novembro de 2024:
- Das 10:00 às 12:30 – Destemido Rei Duo apresentará um repertório de Jazz.
- Das 12:40 às 15:10 – Duo Piano Baixo, com Lilian Nakahodo e Leo Destro, tocará Jazz e Bossa.
- Das 15:20 às 17:50 – Vinícius Chamorro Duo trará Choro e Samba Jazz para encerrar o dia.
Serviço:
Valor para entrada no Vale da Música: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto. Às quartas-feiras, moradores de Curitiba que comprovarem residência têm entrada gratuita (exceto feriados).
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.
Rolê de Natal
Que comecem os jogos. A cidade já está se preparando para o Natal e já dá pra dar aquela voltinha de carro por aí pra curtir uma decoração bacana de final de ano. A programação oficial da Prefeitura tem início no dia 22, mas já tem muito lugar com tudo pronto e já dá pra tirar uma casquinha do Papai Noel. Pra quem gosta de dar um passeio, no centro da cidade já é possível ver a montagem das árvores tradicionais pela Rua XV Novembro, assim como já dá pra tirar fotos no tradicional cartão-postal de Natal da capital, o Palácio Avenida que, apesar de ainda não ter o famoso coral, já está todo decorado.
Ainda, os shoppings da cidade estão com a programação com tudo. No Mueller o Papai Noel já está por lá e o Parque de Natal tem montanha-russa, roda gigante, passarela de luzes e muito mais. Já no Shopping Estação, a programação começa no dia 14, com trenó mágico, Papai Noel, ursos, bailarinas e uma árvore gigante a partir das 19h30. No Jockey Plaza o Natal já começou, com pista de gelo, apresentações, música, orquestra ao vivo e muito mais.
Pra relaxar em meio à natureza
Que tal aproveitar o feriado pra relaxar e se reconectar? Isso é possível no Parque Estadual do Monge, que fica localizado na Lapa, cidade que fica a cerca de 70 km da capital. No local, é possível visitar a Gruta do Monge, onde viveu, em 1847, o místico João Maria D’Agostinis. Ele se dedicava ao estudo das plantas, ajudava no tratamento de enfermos, fazia orações e proferia profecias. Os visitantes podem percorrer a trilha até o mirante, que oferece uma vista panorâmica da região. O parque é um espaço ideal para piqueniques e para momentos de reflexão ou meditação em meio à natureza.
Para chegar ao parque, os visitantes podem utilizar a Rodovia do Xisto (BR-476), acessando o parque através da Avenida Getúlio Vargas no perímetro urbano da Lapa. A entrada é gratuita.
Serviço:
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 2148-2176 – Lapa, PR, 83750-000