Foto: reprodução

Líderes mundiais, representantes de governos, empresários e ativistas já estão reunidos em Baku, no Azerbaijão, onde, durante duas semanas, tratarão sobre o futuro do planeta frente as alterações climáticas que já são uma realidade no Brasil e no mundo. O palco dessas discussões é a 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29), que entre as principais pautas deve tratar do financiamento climático e da transição energética.

Localizado no centro de Baku, o estádio olímpico da cidade é sede a cúpula. Ele foi inaugurado em 2015 e tem capacidade para quase 69 mil pessoas. O local é dividido em duas áreas, chamadas de Green e Blue Zone.

Publicidade

E é na zona verde que o turismo brasileiro tem um espaço especial: a Casa Brasil, um estande de 200 m² feito em parceria com o Sebrae e que apresenta as belezas e atrativos do Brasil, além de promover debates sobre temas relevantes para o setor como sustentabilidade, práticas empresariais e políticas para a descarbonização da economia brasileira, e o empoderamento de comunidades locais por meio do turismo sustentável.

“A Casa Brasil é a nossa vitrine para a divulgação dos atrativos brasileiros em ecoturismo, turismo sustentável e de aventura, sempre com foco na preservação do meio ambiente. Amplia a visibilidade do Brasil, chamando a atenção internacional para sua biodiversidade e potencial turístico e promove uma série de debates indispensáveis para a construção de um turismo ainda mais sustentável e responsável. O espaço também convida o público para a COP 30, que acontecerá no próximo ano em Belém (PA)”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Mas onde fica o Azerbaijão, país sede da COP29?
O Azerbaijão é um país situado na região do Cáucaso, localizado estrategicamente entre o Leste Europeu e a Ásia Ocidental. Sua posição geográfica oferece uma rica diversidade de paisagens, que vão desde as montanhas do Cáucaso até as planícies áridas e costeiras. O país ocupa uma área de aproximadamente 86.600 km ², com destaque para sua extensa costa ao longo do Mar Cáspio, que delimita sua fronteira leste e é o maior corpo d’água interior do mundo.

Por quê da sigla COP?
O termo “COP” significa “Conferência das Partes” e refere-se aos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), um tratado ambiental criado no início da década de 1990 para estabilizar as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos da mudança climática. Atualmente, a COP é o principal fórum internacional para negociações climáticas.

Quantas pessoas devem passar pela COP29?
Este ano, a COP 29 contará com a presença de cerca de 40 mil delegados, incluindo negociadores, jornalistas e observadores internacionais. Entre as autoridades brasileiras com presença confirmada na cúpula estão o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro do Turismo, Celso Sabino e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Qual a importância da Casa Brasil na COP29?
O objetivo da Casa Brasil é mostrar ao público internacional o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, especialmente com a proximidade da COP 30. Além disso, o espaço se destaca como uma plataforma estratégica para divulgar o potencial turístico de Belém e atrair atenção global para a biodiversidade e a sustentabilidade no Brasil.