Emirates conquista certificação ambiental da IATA - Foto: Divulgação

A Emirates anunciou nesta quinta-feira (31) que reforçou o seu compromisso com práticas ambientalmente responsáveis ao obter as certificações do módulo IATA Environmental Assessment (IEnvA) Stage One e IEnvA Illegal Wildlife Trade.

A IEnvA é um sistema de gestão ambiental abrangente líder do setor. A Emirates implementou a Fase 1 do seu escopo principal, que avalia operações de voo, atividades corporativas, além de um módulo relacionado a comércio ilegal de animais selvagens, reforçando o seu antigo compromisso ambiental com a preservação da vida selvagem e dos habitats.

O Xeique Majid Al Mualla, vice-presidente sênior da divisão de Relações Internacionais da Emirates, comemorou : “É um orgulho para a Emirates obter a certificação da Fase 1 da IEnvA, que é uma prova do nosso compromisso de longa data com iniciativas impactantes de sustentabilidade ambiental, enquanto a certificação para o módulo sobre comércio ilegal de animais selvagens reforça a nossa posição como líder global na luta contra o tráfico e a exploração da vida selvagem. Além das iniciativas como o nosso recente programa de reciclagem de circuito fechado e o voo de demonstração movido a combustível de aviação 100% sustentável (SAF), estamos comprometidos com sistemas robustos de gestão ambiental e a promoção de mudanças reais, tanto nas nossas próprias operações quanto em todo o setor.”

Para a economista-chefe e vice-presidente sênior de sustentabilidade da IATA, Marie Owens Thomsen, a certificação indica que a companhia está comprometida com melhorias contínuas, para continuar na vanguarda da sustentabilidade. “Seus grupos de relacionamento, incluindo governos, financiadores e parceiros de negócios, vão saber que a Emirates não apenas está cumprindo com os padrões globais e as melhores práticas em sustentabilidade, como também está comprometida com melhorias contínuas para permanecer na vanguarda da sustentabilidade. Esperamos trabalhar com a Emirates para alcançar o nosso objetivo em comum de reduzir os impactos ambientais, lutar contra o tráfico ilegal de animais selvagens e aumentar a responsabilidade social”

Combate ao tráfico e exploração da vida selvagem

A Emirates é líder global na luta contra o tráfico e exploração ilegal da vida selvagem, com o objetivo de proteger a beleza e a biodiversidade do mundo natural para servir de inspiração para viagens agora e para as gerações futuras. A companhia aérea é signatária e fundadora da Declaração do Palácio de Buckingham e membro da United for Wildlife Transport Taskforce (força-tarefa contra o transporte de animais selvagens), organizada pela The Royal Foundation.

A Emirates SkyCargo, divisão de transporte de carga da Emirates, tem uma política de tolerância zero em relação ao comércio ilegal de vida selvagem e à proibição total de troféus de caça para os Big-4 (quatro espécies de animais de grande porte: elefante, búfalo, leão e leopardo). Além dos funcionários da Emirates SkyCargo, o treinamento de conscientização sobre a vida selvagem também foi estendido aos funcionários dos serviços de passageiros, incluindo a tripulação de cabine, pessoal de serviços aeroportuários da Emirates e a equipe de segurança do Grupo Emirates. A certificação IEnvA Illegal Wildlife Trade reforça o compromisso de toda a empresa com a implementação de iniciativas.

Sustentabilidade nos combustíveis

No início deste ano, a Emirates dedicou 200 milhões de dólares para projetos de pesquisa e desenvolvimento com foco na redução do impacto dos combustíveis fósseis na aviação comercial. O valor será entregue ao longo de três anos e representa um dos maiores compromissos individuais de qualquer companhia aérea na área de sustentabilidade. Ao identificar parcerias com organizações líderes, a Emirates ajuda a encontrar soluções inovadoras para os desafios mais urgentes do setor.

LEIA TAMBÉM: Emirates lança coletânea de filmes a bordo em homenagem aos 100 anos da Warner