A Emirates entra de vez na era da sustentabilidade. Agora, a companhia aérea anunciou que está lançando neste mês uma nova iniciativa de reciclagem de circuito fechado para reduzir o uso de plástico. Segundo a empresa, a partir de agora, milhões de itens utilizados a bordo, como bandejas, vasilhas, tigelas e pratos de plástico, agora serão reciclados em uma unidade local e transformados em novos utensílios para uso nas refeições fornecidas pela Emirates.

O anúncio é parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente das Nações Unidas no próximo dia 5 de junho e com o tema #BeatPlasticPollution (#EliminePoluiçãoPlástica), a Emirates começará a usar a bordo os novos utensílios reciclados a partir de junho de 2023.

Publicidade

Alinhada ao compromisso da Emirates de consumir com responsabilidade, a nova iniciativa é uma transição para a adoção dos princípios da economia circular, em que os itens são reduzidos, reutilizados e reciclados. Milhões de itens antigos e danificados usados nas refeições das classes Economy e Premium Economy são recolhidos após os voos, lavados e analisados quanto à presença de danos, e depois levados a uma unidade em Dubai onde são triturados, reprocessados e transformados em novos pratos, tigelas e bandejas. Depois, são enviados ao Emirates Flight Catering para que sejam usados novamente em milhares de refeições servidas a bordo.

Em parceria com a deSter FZE dos Emirados Árabes Unidos, fornecedora líder de utensílios e embalagens para a indústria da aviação e especialista em fabricação de reciclados de circuito fechado, a Emirates reutilizará materiais plásticos que já atingiram o fim de sua vida útil e que, de outra forma, seriam descartados. As novas bandejas, vasilhas, travessas e tigelas com no mínimo 25% de material reaproveitado (reciclado), voltarão para aeronaves que operam em todo o mundo, e essa proporção vai aumentar com o tempo.

Foto: Divulgação

Compromisso da Emirates de reduzir os resíduos plásticos

A Emirates assumiu o compromisso de reduzir os resíduos plásticos e já implementou várias iniciativas além do novo projeto de reciclagem de circuito fechado.

– A Emirates evitou o descarte em aterros de mais de 150 milhões de itens plásticos de uso único por ano, substituindo os canudos de plástico, as sacolas de lojas e os mexedores por alternativas de papel e madeira de origem responsável.

– Os passageiros das classes Economy e Premium Economy têm ao seu dispor cobertores macios a bordo, e cada cobertor é fabricado a partir de 28 garrafas plásticas recicladas. Ao longo de um ano, essa iniciativa evita o descarte de 88 milhões de garrafas plásticas em aterros.

– A linha atual de sacolas para brinquedos, kits de cortesia para bebês e brinquedos de pelúcia da Emirates é produzida com garrafas plásticas recicladas. Com isso, mais de 8 milhões de garrafas plásticas foram reaproveitadas em 12 meses de produção de kits de cortesia.

– As tampas higiênicas das tigelas nas bandejas de refeição e dos copos de plástico da Emirates são feitas de 80% de plástico reciclado (rPET).

– Os kits de cortesia das classes Economy e Premium Economy da Emirates são feitos de materiais alternativos, como papel kraft, papel de arroz e plástico reciclado, reduzindo o consumo de plástico virgem.

– A tripulação das cabines da Emirates separa garrafas de vidro e plástico para reciclagem em Dubai; desta forma, cerca de 500 kg de plástico e vidro deixaram de ser enviados aos aterros em 2022.

Leia também: Emirates cria fundo de US$ 200 milhões para investir em sustentabilidade na aviação