A Embratur firmou parceria com o Google para ajudar na digitalização e no impulsionamento dos negócios de pequenas e médias empresas de Turismo no Brasil. A iniciativa, anunciada pela Embratur, prevê a capacitação gratuita de empreendedores para a inserção de empresas de turismo no ambiente digital, além de treinamento para uso de ferramentas do Google para identificar tendências do mercado. O público alvo são as cerca de 35 mil micro, pequenas e médias empresas que atuam no segmento. O anúncio foi feito durante o Google For Brasil realizado nesta terça-feira (27), em São Paulo.
Os treinamentos serão ministrados por especialistas do Google, com acompanhamento e consultoria do EmbraturLAB, centro de inovação aplicada ao turismo da Agência. O objetivo é facilitar a digitalização das empresas para que possam gerenciar a sua presença digital e expandir seus negócios por meio da internet. Os cursos vão ensinar, por exemplo, como manter atualizadas as informações no Perfil da Empresa (que é o painel que aparece sempre que alguém pesquisa por um serviço, experiência ou estabelecimento na Busca e no Google Maps), incluindo fotos, horário de funcionamento, contato e preço de ingressos e serviços.
Essas empresas também serão treinadas para monitorar tendências de pesquisas de viagem com base em dados do Google, orientando os negócios a focar sua estratégia com base no que as pessoas estão, de fato, procurando naquela região. As empresas interessadas em participar podem se inscrever por meio deste link.
“Temos um potencial gigante a ser explorado no turismo brasileiro, tanto na digitalização das empresas – o que já alavanca os negócios locais e estimula a economia -, quanto em promover cada vez mais as nossas cidades e atrações turísticas. E, hoje, toda esta demanda de consumo de viagens está na internet: lá nós pesquisamos, comparamos, estudamos as possibilidades e compramos. Então esta parceria com o Google, que já tem todas as ferramentas e a expertise do digital, é essencial para o turismo brasileiro.” comenta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Mais engajamento
Além disso, o Google também anunciou que irá apoiar a Embratur na promoção de destinos brasileiros no exterior por meio do YouTube Shorts. A parceria envolve o compartilhamento de boas práticas para a produção de vídeos curtos desses destinos, começando por Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC), disponíveis no canal do Youtube do Visit Brasil.
“Quando falamos de digitalização, ela vai muito além do e-commerce. O turismo brasileiro, por exemplo, é o 11º maior mercado do mundo e corresponde a 7,8% do PIB nacional, segundo o próprio Ministério do Turismo. Por isso, aqui no Google, temos trabalhado em novas parcerias e soluções que possam ajudar esse setor crescer ainda mais e usar todo seu potencial por meio do digital”, explica Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina.