A Embratur e a Câmara Temática do Turismo do Consórcio Nordeste - Foto: Renato Vaz/Embratur

A Embratur e a Câmara Temática do Turismo do Consórcio Nordeste vão formalizar um plano de trabalho para atuarem juntos na promoção internacional dos destinos turísticos nordestinos. Em reunião realizada nesta quarta-feira (12), foi fechada uma parceria para desenvolver ações de divulgação no exterior dos atrativos da região brasileira. A ideia é planejar projetos e campanhas de forma integrada, com o objetivo de promover no exterior novos roteiros e experiências do Nordeste.

No encontro, em Brasília (DF), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ouviu as demandas de secretários de Turismo e representantes dos estados e sugeriu a assinatura de um memorando de entendimento para oficializar a parceria da agência com o Consórcio Nordeste. “Estamos recolocando o Nordeste em lugar de prioridade em nossa estratégia nestes seis meses de trabalho, mas a gente quer trabalhar a região como uma identidade única, e não só em cada estado”, destacou Freixo, reforçando a importância da região para o país e para o turismo brasileiro.

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Campanhas em conjunto com o Consórcio Nordeste

O presidente da Embratur sugeriu a elaboração de campanhas para promover o Nordeste internacionalmente, além de pensar em ações que possam melhorar a malha aérea e as conexões internacionais na região, aumentando, assim, o número de viajantes estrangeiros pelos nove estados. “A gente quer conseguir mais companhias aéreas voando para o Nordeste, melhorando a conectividade e fazendo com que a região, como um todo, seja divulgada enquanto um destino que valoriza o Brasil”, falou o presidente da Embratur. “Essa parceria vai dar muito certo”, enfatizou.

A união foi celebrada pelos membros do Consórcio Nordeste. “Nosso encaminhamento, agora, é formar um memorando de entendimento de forma que a gente possa estar junto com a Embratur para consolidar o turismo no Nordeste, sendo um agente redutor das desigualdades na região”, afirmou o subsecretário de Programas no Consórcio Nordeste, Diego Pessoa Gomes.

“Somos nove estados e temos muitas questões em comum que precisam exatamente dessa união com a Embratur para que consigamos resolver, como é o caso da malha aérea internacional”, afirmou Ana Maria Costa, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte.

Interiorização

A Câmara Temática do Turismo também salientou a importância de reforçar a interiorização do turismo internacional no Nordeste, abrindo a possibilidade de novas experiências e novos destinos turísticos para além das capitais e do litoral.

“Foram tratados temas que vieram apaziguar os nossos gargalos do turismo. Sairemos com um memorando de intenções e de entendimento, voltadas para a regionalização e interiorização do nosso turismo e da nossa região que é tão rica em belezas naturais, históricas, culturais e sociais”, disse Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas. “Essa discussão fortalece o que temos em comum e o que precisamos convergir para embalar esse produto para o turismo internacional”, afirmou a secretária de turismo da Paraíba, Rosália de Luca.

O presidente Marcelo Freixo ainda destacou que a parceria com o Consórcio Nordeste reforça o projeto civilizatório e econômico que está por trás do turismo. “As pessoas, quando viajam, quando conhecem o destino, quando conhecem o lugar, quando conhecem as pessoas, elas melhoram. Juntos, podemos construir o Nordeste enquanto um destino, transformando em produtos, gerando emprego e renda”, disse Freixo. A reunião também contou com a presença da deputada federal Natália Bonavides, e de diretores, gerentes e coordenadores da Embratur.

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