O Aeroporto Internacional de Florianópolis continua temporariamente fechado após um acidente que fez um avião derrapar, nesta quarta-feira (12). Na manhã desta quinta-feira (13), a aeronave foi retirada da pista. No entanto, os serviços de embarque e desembarque estão suspensos e ainda não há previsão para liberação do terminal.
Os voos até às 9h desta quinta-feira estão cancelados. De acordo com o painel do aeroporto, atualizado nesta manhã, o próximo voo com o destino São Paulo, Congonhas está previsto para sair às 10h30 desta quinta-feira.
Na pista, funcionários trabalhavam para a recuperação e liberação da via desde a noite de quarta-feira. Segundo o aeroporto, a aeronave que traz o Recovery Kit, equipamento para remoção do avião da Latam, pousou em Florianópolis, às 19h15 desta quarta-feira.
Em um comunicado, a Zurich Airport Brasil, concessionária do aeroporto, informou que até às 17h45 de quarta-feira, cerca de 66 voos, incluindo pousos e decolagens, foram cancelados pelo fechamento da pista 14/32.
O avião que derrapou na via saiu de Guarulhos com destino a Florianópolis, por volta das 9h20. De acordo com a Latam, a aeronave Airbus A321 (PT-MXM) “extrapolou os limites de pista no pouso”. A causa do incidente não foi informada.
Uma investigação foi aberta pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para identificar as causas da derrapagem. O prazo para a conclusão não foi divulgado.
Um vídeo gravado por câmeras de segurança registrou o momento em que um avião escorregou na pista durante o pouso no aeroporto de Florianópolis. O incidente aconteceu na manhã desta quarta-feira e deixou a pista do local danificada. Apesar do susto, passageiros e tripulantes que estavam dentro da aeronave não se feriram.
Com informações do Jornal O Globo