Porto Seguro é o primeiro destino do ranking dos mais vendidos da Azul Viagens nos últmios quatro anos Foto: Divulgação

Porto Seguro, no Extremo-Sul da Bahia é um dos destinos mais procurados do Brasil e encabeça lista de pacotes mais vendidos do país em agências de turismo e plataformas de viagens. Sabendo disso, a Airbnb anunciou parceria com a Secretaria de Turismo do município de Porto Seguro (BA) para estimular o turismo na região. E, principalmente, atuando na colaboração na área de inteligência de mercado e compartilhamento de informações.

Como parte da parceria e com o apoio do Airbnb, a Prefeitura de Porto Seguro e a Casa do Trabalhador iniciaram, na última semana, um curso de capacitação – Porto Jovem – para quarenta jovens entre 16 e 24 anos que aborda temas como excelência em serviços, plano de vida e carreira, e promoção do turismo. A execução do curso é de responsabilidade do Polo Iguassu, que utiliza a metodologia do Projeto Trilha Jovem Iguassu.

Ações do Airbnb em Porto Seguro

O Airbnb também apoiará o município com um material colaborativo, criado em conjunto com a Secretaria de Turismo, que será disponibilizado pelos anfitriões para seus hóspedes e reunirá orientações e informações educacionais sobre as melhores práticas dentro da plataforma, contribuindo para experiências únicas e maior conexão dos visitantes com a comunidade local.

Os dados compartilhados pela plataforma incluem informações agregadas sobre as características do mercado de locação por temporada, como principais origens e destinos dos hóspedes (cidade, estado e país); tempo médio de estada; entre outras, por meio de um canal online desenvolvido pelo Airbnb para conexão direta com autoridades governamentais, o City Portal.

Esses dados relacionados ao setor turístico possibilitam identificar tendências e comportamento dos viajantes que poderão apoiar a criação de estratégias e ações de médio e longo prazos para o turismo de Porto Seguro.

“O Airbnb gera um impacto positivo às comunidades ao proporcionar a possibilidade de um turismo que valoriza a cultura de forma autêntica e responsável e que movimenta a economia das cidades. Dados anonimizados sobre perfis de hóspedes e estadias no Airbnb em Porto Seguro podem contribuir para estratégias cada vez mais assertivas para impulsionar o turismo no município”, afirma Aleksandra Ristovic, Líder Regional de Iniciativas de Políticas Públicas do Airbnb na América Latina.

Outras ações de apoio ao turismo e sustentabilidade estão previstas na parceria, o que deve manter o município de Porto Seguro entre as opções de destinos mais desejados por viajantes de todo o Brasil. Recentemente, um levantamento do Airbnb apontou Porto Seguro como um dos 10 destinos em alta no país com base em buscas realizadas por brasileiros, considerando check-ins entre 1º de março e 30 de abril de 2023.