A Embratur patrocina um dos festivais mais importantes para a cultura negra no país: o Afropunk, que aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro em Salvador (BA). Além de participar da programação que engloba debates, shows e seminários, a Agência levou o afroturismo – um dos principais eixos desta gestão – e o vídeo-manifesto “Afroturismo: Um resgate do que um dia tentaram apagar”, no qual a religiosidade, a capoeira, a cultura, a gastronomia e os saberes afros são celebrados.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estar presente no Afropunk 2024 significa reforçar, ainda mais, a importância do afroturismo para promover o resgate das histórias negras apagadas, aumentando a autoestima e o poder econômico dessas pessoas.
“Pelo afroturismo, mostramos que o Brasil é diverso. É um segmento que representa uma identidade nacional e, nesse sentido, desde o primeiro momento, a gente buscou o afroturismo como uma peça central na nossa gestão, pois é gerador de emprego e renda e tem atraído, cada vez mais, o interesse do turista internacional”, comentou.
A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, afirma que o afroturismo não é apenas um segmento. Ela comenta como o festival dialoga com a Agência.
“O Festival Afropunk é um evento internacional feito em vários locais do mundo e que atrai uma comunidade diversa com muita inclusão, dialoga com sustentabilidade, com ESG, que é prioridade da Embratur”, afirmou sobre a quarta edição do evento realizada no Brasil.
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