A LATAM Brasil conseguiu reduzir mais de 51,5 mil toneladas de CO2 no primeiro semestre de 2024 apenas com ações voluntárias de otimização operacional lideradas pela Diretoria de Operações. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o volume representa 44,5% de redução. Essa quantidade, para fins de comparação, equivale às emissões de 6.520 voos na ponte aérea entre os aeroportos Rio de Janeiro/Santos Dumont e São Paulo/Congonhas.
Desde 2016, são realizadas ações operacionais com o objetivo de executar de forma sustentável os processos relacionados aos voos. Em 2018, com um maior foco na redução de consumo de combustível, o programa foi batizado de FEP (Fuel and Efficiency Program). Com a implementação de outras importantes ações ao decorrer dos anos, como a eliminação da impressão de manuais e documentos físicos a bordo dos aviões, o programa foi renomeado em 2023 para Green Ops.
“As iniciativas que realizamos hoje dentro do programa Green Ops são de extrema importância para a LATAM ser mais eficiente no uso de combustível e na redução de emissões atmosféricas. Desde o último ano e com a ajuda de nossos pilotos, já conseguimos reduzir a emissão de mais de 122,8 mil toneladas de CO2 apenas com a incorporação de práticas sustentáveis e seguras em nossa operação doméstica e internacional no País”, afirma Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.
Dentro de sua Estratégia Global de Sustentabilidade, no pilar de Mudanças Climáticas, a LATAM tem como compromisso alcançar emissões líquidas zero até 2050.
LEIA TAMBÉM: Grupo LATAM registra lucro líquido de US$146 milhões no segundo trimestre