Gustavo Maciel, gerente do Parque da Tirolesa do Pão de Açúcar apresentou a novidade - Foto: Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro deverá ter altos índices de ocupação hoteleira no segundo semestre deste ano. A agenda de eventos foi apresentada no Fórum Comercial do HotéisRIO, realizado nesta segunda-feira, dia 29, no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. Foi a terceira edição do fórum neste ano, conduzido pelo seu presidente José Domingo Bouzon.

Em setembro, o Rio de Janeiro sediará o maior festival de blockchain e Web3 da América Latina, nos dias 12 a 13, no ExpoMag. No dia 14, haverá uma série de ativações descentralizadas na cidade para discutir com os segmentos específicos com potencial de transformação. Francisco Carvalho, CEO da Blockchain Rio Produções e Eventos, sinalizou inclusive, a possibilidade de customizar uma mesa de debate para discutir as implicações da ferramenta no segmento de turismo.

Na sequência, Gustavo Maciel, gerente-geral do Parque da Tirolesa do Pão de Açúcar, e Marcelo Gomes, gerente corporativo de projetos, apresentaram a novidade radical que o cartão postal da cidade ganhará: uma tirolesa ligando o Pão de Açúcar ao Morro da Urca. Serão quatro linhas, num trajeto 750 metros, percorridos em menos de 50 segundos, numa velocidade de 100 km/h. A iniciativa nasceu da vocação do turismo de esporte e de aventura não só do Rio de Janeiro, mas especialmente da área onde o parque está localizado e a previsão é de que a inauguração aconteça ainda no segundo semestre de 2023.

A terceira palestra foi do gerente Sênior de Eventos do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), Victor Montenegro, que abordou os eventos da área de petróleo e gás – Rio Pipeline 2023 (de 08 a 10 de agosto), OTC Brasil 2023 (de 24 a 26 de outubro) e Rio Oil & Gás 2024 (de 23 a 26 de outubro). A última edição da OTC reuniu 15 mil participantes de 48 países. Já a Rio Oil & Gás trouxe 8 mil pessoas de fora do estado e proporcionou 65% de lotação dos hotéis com público qualificado.