Estande do Rio de Janeiro na Fenearte_- Foto: Ascom Setur-RJ

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), por meio do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, participa da 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 3 a 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento é a principal plataforma de geração de negócios do setor e está se consolidando como a maior feira do segmento da América Latina.

Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressalta a importância de apresentar a enorme diversidade do artesanato fluminense em outros estados.

“A Fenearte é uma excelente oportunidade dos artesãos do Rio de Janeiro expandirem seus negócios. A Feira dá a possibilidade de estar próximo a outros profissionais e técnicas artesanais, trazendo novos conhecimentos e experiências, sejam elas com matérias primas ou de comercialização. Por isso, ressaltamos a importância de fazer o cadastramento. Participar de eventos deste porte, expondo e vendendo as peças é uma das vantagens dos que possuem a Carteira Nacional do Artesão”, explica o secretário Tutuca.

O estande do Programa de Artesanato do Rio de Janeiro tem exposição de peças das 12 regiões turísticas, apresentando as mais variadas técnicas e matérias primas de artesãos, cadastrados no Programa. Os trabalhos utilizam reaproveitamento, pintura a mão, esqueletização, mosaico, costura em fuxico, tricô, crochê, bordado, marcenaria, entre outras. Ao todo, cerca de 200 artesãos participam, expondo suas obras que foram selecionadas por meio de edital de chamamento público.

A feira conta com oficinas, tutoriais de práticas artesanais, palestras, rodadas de negócios, espaço de moda, cozinha Fenearte e inúmeras apresentações culturais. A edição deste ano tem como tema “Sons do criar — Artesanato que toca a gente” e é uma homenagem a todas as artesãs e artesãos, que tocam os seus respectivos públicos por meio de suas obras de forma visual, tátil e sonora.