Foto: Divulgação

Os seis aeroportos administrados pela Aena no Nordeste espera um aumento significativo na movimentação no mês de junho, por conta das festas juninas da Região. “A Aena considera a cultura das localidades onde atua como um relevante elemento de atração turística, crescimento econômico e desenvolvimento. Os aeroportos estão preparados para contribuir com a movimentação gerada por evento locais, garantindo o padrão internacional de atendimento, tecnologia e eficiência nessas ocasiões”, afirma Marcelo Bento, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Aena. 

A movimentação aumenta substancialmente em cidades onde as festas juninas são uma marca identitária, como Campina Grande (PB). O município espera receber mais de três milhões de pessoas no Parque do Povo, polo principal da festa – um aumento de 15 a 20% em relação ao ano anterior. A oferta de assentos para junho é 72% maior do que a do mesmo período no ano anterior, passando de 30 mil para 51 mil. Para saudar os turistas que chegam para a festa, foi criado na fachada do terminal de passageiros um grande e colorido painel de arte urbana representando O Auto da Compadecida, obra do paraibano Ariano Suassuna, assinado pelo coletivo @nois.tudin. 

Os preparativos incluíram articulação intensa entre a gestão do aeroporto e os órgãos dos governos municipal e estadual, polícias Militar e Civil, Exército, Samu, unidades de saúde e a comunidade aeroportuária. “Já realizamos uma série de revisões e manutenções preventivas, revitalização da pintura, sinalização horizontal e outras melhorias, garantindo que os passageiros entrem e saiam da cidade com toda segurança, agilidade e conforto”, explica Luciano Rodrigues, diretor do Aeroporto de Campina Grande.

Já no aeroporto da capital paraibana, a oferta para o mês de junho é quase 30% maior do que o ano anterior, chegando a 139.160 assentos. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) organizou um receptivo especial para os turistas no terminal, com um trio de sanfona, zabumba e triângulo tocando forró no desembarque e uma mala colorida com bandeirinhas e outros elementos visuais típicos do período circulando nas esteiras de bagagem, reforçando o convite às pessoas para participarem da festa.

Junho configura o principal período festivo também de Sergipe, conhecido como “O País do Forró”. O Aeroporto da capital oferta 115.348 assentos para esse mês, número 9% maior do que o mesmo período em 2023. O receptivo dos passageiros estará reforçado ao longo de todo o mês, com ações realizadas quase diariamente em parceria com a Secretaria de Turismo de Sergipe. O desembarque já está animado! Tem casal de quadrilheiros, trio de forró pé de serra e outras ações idealizadas para surpreender os passageiros, que têm percebido com muita simpatia as iniciativas.

Conhecido internacionalmente pelo Carnaval, Pernambuco também tem no São João uma de suas forças turísticas e culturais. Por todo o interior há festas de todos os portes, do pequeno arraial familiar aos shows em palco superproduzidos com artistas de renome nacional. Na capital, a festa costuma ser descentralizada, com programação musical distribuída em polos localizados em vários bairros da cidade. O aumento de movimentação é marcante em relação a junho do ano anterior: passou de 691.657 (2023) para 963.764 assentos ofertados neste ano, um incremento de 39%. Entre 15 e 24 de junho haverá uma ação em parceria com uma marca de bebidas no desembarque, recebendo quem chega na cidade com drinques à base de cachaça.