Boi de Santa Fé - Foto Gilson Ferreira/Setur/MA

Quem desembarcou no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, o Aeroporto de São Luis, na última sexta feira, já pode sentir um gostinho da riqueza cultural e folclórica que vai abrilhantar O Maior São João do Mundo. O Governo do Maranhão organizou uma recepção especial ao som do Boi de Santa Fé, sotaque da baixada, um dos mais tradicionais grupos de bumba-meu-boi do Estado.

A ação de acolhimento aos turistas é uma iniciativa em conjunto das secretarias de Estado do Turismo (Setur), da Cultura (Secma) e da Comunicação Social (Secom). Além da recepção calorosa com os ritmos e sotaques da cultura maranhense, os turistas são presenteados com matracas, instrumentos de percussão típicos do folclore do bumba boi do Maranhão.

Publicidade

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, disse que a ação é, antes de tudo, um convite para que todos possam conhecer e aproveitar o São João do Maranhão 2023. “Quem é que chega em algum lugar e não gosta de ser bem recebido? E o maranhense é um povo muito acolhedor. Por isso, estamos aqui no aeroporto de São Luís, muito bem acompanhados pelo Boi de Santa Fé, para dar as boas-vindas para quem está chegando ao nosso Estado. É uma recepção muito feliz, muito alegre, com a distribuição de matracas. Assim, os visitantes já entram no clima para aproveitar nossas brincadeiras, nossa cultura, nossa gastronomia e nossas belezas”, declarou.

Os visitantes também recebem folders contendo a programação completa do São João do Maranhão 2023. O folder conta ainda com um QR Code por meio do qual o visitante pode baixar o aplicativo para ter, na palma da sua mão, um guia com a programação detalhada de cada arraial, notícias sobre os festejos em todo o Estado, informações sobre a rede de hotéis e sobre a cultura, gastronomia, pontos turísticos e outros detalhes sobre o Estado.

A recepção com apresentação das riquezas juninas do Maranhão vai ser realizada semanalmente, até o dia 23 de junho.

São João de São Luis

Intitulado O Maior São João do Mundo, o São João do Maranhão 2023 começou oficialmente neste domingo, dia 4, com a abertura do Arraial do Ipem. A festa vai acontecer durante todo o mês de junho e julho. Em São Luís serão 14 pontos de apresentações, incluindo os tradicionais arraiais do Ipem, Ceprama, Praça Nauro Machado, Vila Palmeira, além de programação nos bairros. Também estão garantidas a tradicional virada do dia 28 para 29 de junho, na Capela de São Pedro, e o encontro de grupos de bumba-meu-boi no bairro João Paulo, no dia de São Marçal, 30 de junho.

No interior do estado também serão organizados arraiais em cidades como Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas.

Leia também: São Luis fará capacitação online para agentes de viagem com foco nas festas de São João