No próximo dia 11 de agosto será comemorado o Dia dos Pais e, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a expectativa é de alta de 4,7% nas vendas atreladas à data, movimentando R$ 7,7 bilhões. “Os consumidores estão cada vez mais bem informados e buscando vantagens nas compras em ocasiões comemorativas como essa. Eles procuram por oportunidades para economizar e ter acesso a benefícios. E os programas de fidelidade são uma ótima oportunidade para isso”, explica o diretor executivo da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), Paulo Curro.
Por isso, o especialista deu três dicas para economizar, ter mais vantagens e, quem sabe, até conseguir um presente especial sem precisar gastar nada.
1 – Concentre as compras em empresas parceiras
Dados da ABEMF mostram que 85,2% dos participantes dos programas de fidelidade já preferem realizar suas compras em marcas que oferecem essas vantagens. E faz sentido. Se cadastrar nos programas é gratuito. Então, não há por que perder oportunidades de acumular benefícios. A primeira dica então é se cadastrar e dar preferência às compras nos estabelecimentos parceiros de seu programa de fidelidade ou em lojas que oferecem programas próprios.
2 – Consulte e use o seu saldo
Ter opções de presente e pesquisar esses itens nos marketplaces ou catálogos dos programas de fidelidade dos quais participa é uma ótima escolha. Não deixe de consultar suas contas. Os pontos/milhas que você já tem podem ser usados para comprar ou mesmo completar o valor final de um produto ou serviço. Só no primeiro trimestre desse ano, os brasileiros juntaram 192,8 bilhões de pontos/milhas. Ou seja, com eles, é possível economizar ou mesmo adquirir presentes sem gastar nada.
Ainda podem ser encontrados diversos itens que estão entre os preferidos para presentear na data, como vestuário, que devem alcançar receita de R$ 3,07 bilhões, perfumaria e cosméticos, que movimentarão R$ 1,5 bilhão de vendas, e utilidades domésticas/eletroeletrônicos, com expectativa de atingir pouco mais de R$ 1 bilhão em vendas, segundo a CNC.
2 – Fique atento às oportunidades
Esteja sempre de olho nas comunicações dos programas de fidelidade. Nessas ocasiões, as empresas costumam lançar promoções exclusivas que oferecem cashback, descontos em produtos, serviços e até bônus para transferências de pontos/milhas para o resgate de passagens aéreas. Nesse caso, o presente pode virar uma viagem, a hospedagem em um hotel ou uma bela experiência.