A apresentação de grandes artistas nacionais e internacionais em turnês e festivais movimentam as cidades que recebem os maiores palcos do Brasil – Rio de Janeiro e São Paulo, e impactam os hábitos de consumo dos fãs e apaixonados por música. É o que explora o mais recente estudo da Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da líder mundial em pagamentos digitais, que registrou um crescimento médio de 15% nas transações com credenciais de pagamento Visa em quatro megashows e turnês que passaram pelo Brasil em relação a média normal de um final de semana em 2023.
O levantamento teve como base o número de transações com credenciais de pagamento Visa que foram realizadas durante os finais de semana dos principais eventos musicais entre 2023 e 2024, como: a edição 2023 do festival Lollapalooza; a primeira edição do The Town; a turnê The Eras Tour, de Taylor Swift, com passagens no Rio de Janeiro e São Paulo; e a The Celebration Tour, de Madonna. E comparou esse resultado com a média de transações de todos os finais de semana do ano de 2023.
A primeira constatação do time de VCA foi que esses shows têm sido cada vez mais importantes para atrair turistas internacionais para as cidades-sede. As transações transfronteiriças aumentaram em quase 40% somente na passagem da turnê de Taylor Swift no Rio de Janeiro, por exemplo.
Outra descoberta é que eventos de grande porte incentivam a adoção de tecnologias como o pagamento por aproximação. No final de semana da Celebration Tour, da Madonna, no Rio de Janeiro, foi registrado um crescimento de 50% no pagamento por aproximação realizado por estrangeiros, e mais de 30% no pagamento por aproximação realizado por brasileiros em comparação com a média de transações dos finais de semana em 2023.
“Grandes eventos como os shows internacionais são uma oportunidade para as cidades sede se beneficiarem do aumento do consumo e do fluxo de turistas, que buscam viver experiências únicas e inesquecíveis. A Visa acompanha esse movimento e oferece soluções de pagamento que facilitam e agilizam as compras, tanto nos locais dos eventos quanto nos estabelecimentos comerciais da cidade. Com isso, contribuímos para o desenvolvimento econômico e social das regiões que recebem esses eventos”, afirma Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics.
Confira o destaque de cada um dos eventos analisados:
- Lollapalooza
Na edição 2023 do festival realizado na capital paulista, foi registrado um crescimento de 30% nas transações com credenciais de pagamento emitidas no exterior na comparação com a média de 2023. Os países que mais visitaram a cidade foram: Estados Unidos, França, Reino Unido, Argentina, Portugal e Alemanha. Foi registrado também um crescimento de 25% nas transações presenciais, e 10% de aumento nas transações por aproximação em comparação à média de transações dos finais de semana de 2023.
- The Town
Na primeira edição do festival The Town, realizado em setembro de 2023 em São Paulo, foi registrado um crescimento de 10% na média de transações comparado com a média de transações dos finais de semana em 2023, e um destaque para os segmentos a categoria de Fast Food com quase 30%, e por fim Entretenimento, com 20%.
- The Eras Tour – Taylor Swift
A turnê da popstar americana se consagrou como a turnê mais lucrativa da história, segundo o Guinness World Records. Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, a The Eras Tour apresentou um crescimento de 25% na média de transações realizadas por brasileiros, e um crescimento de 40% nas transações realizadas por cartões emitidos no exterior, em comparação ao mesmo período de 2022. A presença de turistas durante o final de semana da turnê foi liderada pelos Estados Unidos, seguido da Argentina, Chile, França e Peru. Ainda no consumo realizado por turistas estrangeiros no Rio de Janeiro no final de semana da turnê, o pagamento por aproximação ganhou ainda mais destaque com aumento de 60% nos dias analisados.
Já o consumo dos swifties com credenciais de pagamento Visa emitidas no Brasil na The Eras Tour teve seu resultado mais expressivo nos shows de São Paulo, com um crescimento de 25% nas transações realizadas por portadores de credenciais de pagamento Visa emitidas no Brasil. Durante o fim de semana da turnê na capital paulista, foi detectado um crescimento de 200% nas transações em restaurantes e 30% de aumento em refeições.
- The Celebration Tour – Madonna
O encerramento da Celebration Tour da Madonna parou a orla de Copacabana e trouxe visitantes de todo o mundo, o que resultou num aumento expressivo de 100% no número de transações que foram realizadas de forma presencial por credenciais de pagamento Visa emitidas fora do Brasil, e 15% no aumento de transações realizadas por credenciais de pagamento Visa, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A conveniência do pagamento por aproximação também teve destaque e apreço do público brasileiro, com um crescimento de 30% por estrangeiros, e um aumento de 50% por portadores de credenciais de pagamento Visa emitidas no Brasil. O levantamento também detectou um crescimento de 80% nos setores de restaurantes, transporte e redes de fast food.