Os aeroportos regionais têm sido a principal alternativa para aqueles que precisam chegar à capital gaúcha desde o fechamento do Salgado Filho. Os dados são de um levantamento realizado pelo buscador KAYAK.
A plataforma analisou as buscas de maio a julho de 2024 para seis outros aeroportos de cidades do Rio Grande do Sul, e três de Santa Catarina, e todos apresentaram aumento de pesquisas comparado com 2023. Santa Maria (184%), Caxias do Sul (177%) e Pelotas (168%) possuem os aumentos mais expressivos.
Outros três aeroportos, dois no Rio Grande do Sul e um em Santa Catarina, também tiveram aumento significativo no volume de buscas neste período, para viagens de maio a setembro de 2024, variando de 50% a 82%.
“Durante o fechamento temporário do Salgado Filho, que já retomou as operações de embarque e desembarque para voos na Base Aérea do município vizinho de Canoas, observamos um aumento nas buscas por aeroportos regionais. Essa mudança provavelmente contribuiu para o aumento geral dos preços médios, que chegaram a ser até 83% mais caros do que no ano passado em alguns aeroportos “, comenta Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil.
Com as operações acontecendo ainda de forma parcial na capital do Rio Grande do Sul, Gustavo aconselha sobre como identificar possibilidades para economizar. “Quem precisar viajar para o estado poderá encontrar ferramentas gratuitas, como o KAYAK PriceCheck, uma solução inteligente que poderá ajudar a economizar. Esta funcionalidade permite que qualquer pessoa com o aplicativo do KAYAK carregue uma captura de tela de um itinerário de voo de qualquer site, e o metabuscador verificará rapidamente centenas de outros sites para ver se encontra um melhor preço”.
LEIA TAMBÉM: KAYAK: Santiago, no Chile, foi o destino mais buscado pelos brasileiros para julho