Rio de Janeiro e São Paulo são as representantes brasileiras da lista das 10 melhores cidades das Américas Central e do Sul do prêmio Travel + Leisure World’s Best Awards, da publicação com o mesmo nome. A lista foi divulgada nesta terça-feira (11). O primeiro lugar ficou com Cuzco, no Peru. A capital paulista ficou com a terceira colocação e o Rio, com a oitava.
Os eleitores permaneceram fiéis aos homenageados de 2022, com apenas um novo jogador entrando na lista deste ano: Mendoza, Argentina (nº 6). As cidades argentinas tiveram uma forte exibição nas Américas, com Buenos Aires chegando ao 5º lugar, elogiado pelos leitores por sua cultura vibrante, vida noturna agitada e moradores amigáveis. “Por acaso, estávamos aqui durante a Copa do Mundo e foi uma experiência única torcer pela vitória da Argentina. Foi incrível torcer com toda a cidade”, lembrou um leitor. Duas cidades colombianas também se classificaram: Cartagena (nº 2) e Bogotá (nº 10). Os leitores sugeriram explorar a Cidade Murada da Velha Cartagena e relaxar nas lindas praias de areia branca ao lado do Mar do Caribe. “Cartagena é uma cidade tão colorida e divertida. Há boa comida – a melhor que já comi – praias deslumbrantes, pessoas amigáveis e vida selvagem na cidade ”, elogiou um eleitor.
A representação do Equador na lista vem de Quito (nº 4), capital do país. A apenas 16 milhas do equador, Quito cativou os leitores com a deliciosa culinária equatoriana, belas igrejas e catedrais históricas e um estratovulcão ativo nas proximidades. “Fui a trabalho e me apaixonei pela cidade. Há tanta história e tantos pontos turísticos para ver. As pessoas são amigáveis e os mercados nativos estão cheios de lindas bugigangas feitas à mão”, comentou um leitor. “E vá para o equador. Você não vai se arrepender”.
A lista completa
1. Cuzco, Peru
2. Cartagena, Colômbia
3. São Paulo, Brasil
4. Quito, Equador
5. Buenos Aires, Argentina
6. Mendoza, Argentina
7. Antigua Guatemala, Guatemala
8. Rio de Janeiro, Brasil
9. Lima, Peru
10. Bogotá, Colômbia