Projeto Praia para Todos - Foto: Divulgação

O Projeto Praia para Todos encerrou este mês mais uma temporada reafirmando seu compromisso com a inclusão, transformando a experiência de lazer de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nas praias no Rio de Janeiro. Realizado com o apoio da Rede Windsor Hoteis, o programa ofereceu diferentes atividades esportivas, além do famoso e tradicional banho de mar.

Promovido pelo Instituto Novo Ser desde 2008, o projeto apresenta infraestrutura adaptada e atividades acessíveis em algumas das praias mais icônicas da cidade. Ao longo da temporada, foram realizados mais de 4.300 atendimentos em atividades que incluíram desde acesso ao mar com cadeiras anfíbias até a prática de esportes adaptados, como vôlei, surf e stand up paddle. O sucesso do projeto só foi possível graças ao comprometimento de mais de 500 voluntários que atuaram nas praias da Barra da Tijuca, Copacabana, Recreio, Ipanema, Flamengo e Mangaratiba. 

Publicidade

“Cada edição do Praia para Todos é uma prova viva de que a integração é possível quando nos unimos em torno de um propósito comum. Acredito que a verdadeira mudança começa quando criamos espaços acessíveis para todos. Continuamos a ser um modelo de como iniciativas sociais podem quebrar barreiras e promover a igualdade, realizando uma verdadeira integração social”, diz Fabinho Fernandes, diretor do Instituto Novo Ser.

Além do Praia Para Todos, a Rede Windsor Hoteis também promove inclusão por meio da parceria com o Senac RJ, oferecendo vagas gratuitas para o curso de Camareiro(a): Técnicas de Limpeza e Arrumação, exclusivo para pessoas com deficiência (PcD). A iniciativa prepara os profissionais para ingressarem e se manterem no mercado de trabalho, através da qualificação para uma profissão indispensável à cadeia produtiva do turismo. A quarta turma se formou no mês de setembro deste ano. As inscrições para a nova turma já podem ser feitas até o dia 07/10 pelo formulário.

Anualmente, a empresa também apoia o Expedição 21, que é um programa de imersão para pessoas com síndrome de Down, com desenvolvimento da autonomia e a tomada de decisão na vida adulta. É uma oportunidade dos participantes realizarem uma série de ações que fazem parte do dia a dia de quem mora sozinho, como ir ao mercado, preparar o jantar, lavar louça, entre outras atividades. Em outubro de 2024, a Rede também apoiará, pela primeira vez, o Encontro Nacional dos Expedicionários, que irá reunir pessoas de todas as edições do programa, no Windsor Barra, na Barra da Tijuca. 

“Na Rede Windsor, acreditamos que a inclusão deve estar presente em todas as esferas da sociedade, e é por isso que nos orgulhamos de apoiar iniciativas como o Praia para Todos. Ver como o projeto transforma vidas ao permitir que pessoas com deficiência possam vivenciar a praia de maneira plena, é inspirador. E também ficamos muito felizes quando vemos os alunos concluindo o curso no Senac e prontos para ingressar no mercado de trabalho. Essa é a realização de um dos principais objetivos da Rede, que é proporcionar oportunidades reais, crescimento e desenvolvimento”, diz Vitor Almeida, gerente de Marketing da Rede Windsor Hoteis.

LEIA TAMBÉM: Hotel Windsor Barra oferece feijoada e brunch para quem vai ao Rock in Rio