As viagens e os intercâmbios são os principais motivos para crianças e adolescentes guardarem dinheiro. Os dados constam de um levantamento realizado pelo PicPay. Uma análise dos Cofrinhos, ferramenta para guardar dinheiro no app com objetivos personalizados, aponta que cerca de 10% das metas de economia de crianças e adolescentes de até 15 anos são atribuídas a viagens, variando desde passeios à praia até destinos internacionais, com destaque para a Disney.
Outros 18,5% dos Cofrinhos possuem objetivos destinados a intercâmbio e outros temas ligados à educação, como faculdade, formatura, cursos e materiais escolares. Somadas, as categorias chegam a 28,5% — quase um terço das poupanças.
Além disso, 27% poupam para adquirir dispositivos eletrônicos, como iPhones, computadores, tablets e notebooks. Esse desejo começa a partir dos 10 anos e se mantém até os 15 anos. Outras finalidades incluem a compra do primeiro carro ou moto, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), festas de aniversário, itens de moda e produtos relacionados a games.
A análise dos Cofrinhos também sugere a influência dos pais no hábito de poupar e no montante investido, já que as contas conectadas às dos responsáveis têm aportes três vezes maiores.
“Os Cofrinhos são uma excelente maneira de ajudar as crianças a alcançarem seus objetivos de forma tangível e específica. Apenas um mês após o lançamento da conta para menores no PicPay, 23% dos jovens usuários já criaram pelo menos um. Eles personalizam mais suas economias, criando metas mais concretas que os adultos. Isso facilita o entendimento do valor do dinheiro e torna o processo de economizar mais divertido e motivador”, afirma Pedro Romero, diretor de Wallet e Banking do PicPay.
Além dos objetivos específicos, 34% das economias são destinadas a ‘só para guardar’ e 8% servem como reserva de emergência, ou, como eles mesmo descrevem, ‘vai que eu preciso’. Chama atenção ainda que 3,5% dos Cofrinhos são para metas ambiciosas como ‘ficar rico’ e ‘conquistar meu primeiro milhão’. Aos 15 anos, já começam a aparecer objetivos com foco na aposentadoria, destacando um crescente interesse em planejar e poupar para o futuro.
Romero ressalta a importância de promover a educação financeira em família desde cedo e incentivar o planejamento entre as novas gerações, preparando-os para um futuro financeiramente seguro e realizado. “Entender o valor do dinheiro e a importância de uma gestão financeira eficiente são habilidades fundamentais que todos devem desenvolver. No PicPay, acreditamos que a educação financeira não é apenas sobre números, mas sobre construir uma base sólida para escolhas conscientes e um futuro próspero”.