Foto: Divulgação

Julho será um mês de muitos eventos no Paraná. Logo no dia 1º, a Secretaria de Turismo do Estado realizou a abertura do Festival de Gastronomia Caiçara. O evento pretende mobilizar bares e restaurantes de Pontal do Paraná, no Litoral, durante todo o mês de julho. O evento vai exaltar a Cambira, prato considerado patrimônio da cozinha brasileira, originalmente preparado com peixe seco e defumado, acompanhado de banana e pirão.

Em sua terceira edição, o Festival de Gastronomia Caiçara é uma grande oportunidade para o turista conhecer a diversidade da culinária caiçara. Além do resgate cultural das tradições do litoral paranaense, o evento tem como objetivo movimentar a economia do município fora da alta temporada. 

Em paralelo, também acontece o concurso gastronômico que premiará estabelecimentos com os melhores pratos caiçaras. Entre as categorias estão o Prato Feito Caiçara, o Petisco Caiçara e a melhor Cambira Tradicional. Para degustar essas delícias típicas, o público poderá escolher entre os estabelecimentos participantes.