Foto: Divulgação

Turistas que estão visitando as regiões serranas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro durante esses dias frios de outono vêm tendo a oportunidade de vivenciar experiências gastronômicas únicas durante o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que teve início no último dia 2 de junho e que prosseguirá até o próximo dia 30 de julho.

São 70 restaurantes e similares espalhados por 29 municípios da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Sul de Minas Gerais e Visconde de Mauá (RJ) e região.

Publicidade

No último feriado de Corpus Christi, o público teve a oportunidade de experimentar pratos refinados com pegada mediterrânea e também a culinária típica mineira. Doces e sobremesas também foram inscritos no festival.

Até o final do festival, o público terá opções gastronômicas variadas, que vão desde hambúrgueres, pizzas e pastéis a stinco de cordeiro e trutas preparadas com as mais variadas receitas. A relação de todos os estabelecimentos e seus respetivos pratos e produtos podem ser vistos acessando www.saboresdamontanha.com.br.

Comida típica mineira

Um dos pratos típicos caipiras tradicionais, a Panturrilha de Porco é a aposta da Porcaria & Choperia, localizada no centro de Poços de Caldas (MG). Os apaixonados pela carne suína com certeza irão gostar deste prato, cuja carne é cozida durante 36 horas na cerveja.

Após o cozimento, a panturrilha é frita e servida com um tipo de molho e dois acompanhamentos. O cozimento da carne na cerveja certamente resulta em um sabor único e diferenciado.

Ainda em Poços de Caldas, a carne suína também é a aposta da Ziel Cervejaria Artesanal, que criou o prato Joelho Eisbein, um suculento joelho de porco defumado à pururuca, que vem acompanhado de chucrute, batata bolinha e molho especial. O prato serve entre duas e três pessoas.

Outro restaurante que inscreveu um prato à base de carne suína é o Rancho Mineiro, localizado em Bom Jardim de Minas. A Costelinha de Porco à moda Rancho Mineiro é desossada com pelotas de batata recheada com queijo e com molho de cebola caramelizada. O prato ainda acompanha arroz, couve refogada e salada de azedinha.

Em Andradas (MG), que possui 15 restaurantes participando do festival, o Restaurante Rio Branco também valorizou as origens com seu Tutu à Mineira, que é preparado com arroz, virado de feijão, couve refogada, calabresa, torresmo, ovo frito, banana à milanesa e lombo suíno.

Quem for para Gonçalves (MG) poderá apreciar o prato Barreado, do Maison Pio, especializado em comida de inspiração brasileira com toques franceses. No entanto, o Barreado é um prato típico paranaense. Trata-se de uma carne bem condimentada, assada por 12 horas, servida com farinha de moinho e banana da terra frita.

O autor do prato, Paulo Angélico, utilizou como ingredientes patinho, cebola, bacon, tomate, condimentos (especialmente cominho), farinha de mandioca de moinho, banana da terra e rúcula.