Búzios - Foto: Divulgação

O feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira (15), está chegando e, com isso, turistas de todas as partes do Brasil já estão se mobilizando em direção à Região dos Lagos. A expectativa é de rede hoteleira ultrapassando os 80% nas cidades e estradas lotadas.

À espera de 183 mil veículos, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, os municípios mais procurados da Região dos Lagos, devem registrar entre 80% e 96% de ocupação nos meios de hospedagem. Inclusive, de acordo com a prefeitura, o Terminal de Ônibus de Turismo (TOT) da cidade cabo-friense deve registrar, entre quarta (13) e domingo (17), 100% de ocupação, com 160 veículos de turismo autorizados a permanecer no espaço.

Publicidade

De acordo com a prefeitura de Cabo Frio, que faz 409 anos nesta quarta-feira (13), a expectativa de ocupação hoteleira é de 96%. O número leva em consideração o período entre sexta-feira e domingo (17). Ainda de acordo com o município, ao estender o intervalo até a próxima quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o valor cai, sendo estimado que 82% dos leitos da rede hoteleira estejam ocupados.

Já Búzios, que comemora 29 anos nesta terça-feira (12), também espera que a ocupação hoteleira ultrapasse os 90% durante os seis dias “de folga”. De acordo com Thomas Weber, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação (SINDSOL Búzios), o alto número se deve aos atrativos oferecidos na cidade.

“Búzios é um município que se destaca não apenas pelas belas praias, trilhas e esportes, mas também por oferecer um serviço de passeios, hospedagem e gastronomia bastante diferenciado, e isso contribui para ser muito procurado durante todo o ano, em especial nos feriados prolongados, principalmente pelos cariocas, que são turistas fiéis de Búzios”, destaca Thomas.

O município de Arraial do Cabo também estima uma alta taxa de ocupação de hotéis e pousadas, segundo a prefeitura. De acordo com o levantamento do município, aproximadamente 85% dos leitos da cidade devem ser ocupados durante o feriado da Proclamação da República.

Além disso, o município espera um grande fluxo de turistas que virão apenas para passar o dia e retornar para suas cidades de origem.

Fonte: Jornal O Dia