Foto: Divulgação

A mymento, plataforma tecnológica para reserva de passeios turísticos, detectou um aumento de 9% no número de visitantes às trilhas de Monte Verde (MG) neste ano. Essas paisagens da exuberante natureza do distrito de Camanducaia atraíram mais de 14,7 mil turistas nos primeiros quatro meses do ano, o que representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2023, quando houve visitas de cerca de 13,5 mil pessoas.

O estudo exclusivo da mymento também revela que os indivíduos interessados em participar de atividades ao ar livre, especificamente no ecoturismo, têm, em média, 40 anos de idade. Dentre esse público, 52% expressaram preferência por passeios autoguiados, nos quais têm a liberdade para explorar a região por conta própria. Enquanto isso, os 48% restantes optam por utilizar os serviços de agências de turismo para uma experiência mais detalhada, com ajuda de guias e acesso a informações históricas e particularidades da região.

Publicidade

“Nosso objetivo é potencializar o turismo por meio da tecnologia, aprimorando as vivências tanto dos viajantes quanto dos empresários do setor. Com soluções inovadoras, possibilitamos uma experiência turística mais conveniente e segura para os visitantes da região”, destaca Johannes Noebels, CEO da mymento.

A plataforma tecnológica é parceira da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), que utiliza as funcionalidades desta ferramenta para as reservas dos passeios realizados nas trilhas geridas pela entidade. Uma delas é a da Pedra Redonda, principal atrativo turístico da natureza local, cujo acesso dos visitantes é controlado pela entidade desde 2020. Além da Pedra Redonda, a MOVE é responsável por gerir também as trilhas da Pedra do Bispo e Platô.

Turismo em Monte Verde

Monte Verde é conhecido pelo seu clima frio ou predominantemente ameno, além dos deslumbrantes atrativos naturais. O turismo é sua principal atividade econômica, com variações sazonais no fluxo de visitantes. O vilarejo foi eleito o terceiro destino mais acolhedor do Brasil no prêmio anual Traveller Review Awards 2023, da plataforma Booking e a MOVE tem realizado um importante trabalho, após ter sido criada no início de 2020, com o propósito de fomentar o desenvolvimento turístico e econômico local. Atualmente, é uma entidade que representa mais de 160 associados, entre hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agências de passeios, receptivos turísticos, comércio e serviços.

Dentro da atuação nestes diversos setores, a associação conta com o auxílio da mymento para identificar as características principais e os desejos das pessoas que visitam Monte Verde. “Sentimos a necessidade de profissionalizar as nossas interações com os turistas. Com esse objetivo, fizemos uma parceria com a mymento que nos permite ter dados precisos dos visitantes. E esse controle de fluxo nos ajuda, inclusive, a pensar em melhores estratégias internas para a gestão do espaço das trilhas como um todo”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE, que também destaca os benefícios da utilização dessa ferramenta para todos os envolvidos nas atividades turísticas no distrito.

O estudo da mymento mostra que, na região de Monte Verde, o maior número de visitas de turistas ocorre de maio a julho, coincidindo com o período das férias escolares, e em dezembro, mês em que a MOVE realiza, com o apoio da Prefeitura de Camanducaia, o evento Natal nas Montanhas. “Ao entendermos melhor o nosso público e as datas de maior sazonalidade, conseguimos nos planejar para atender os visitantes, inclusive reforçando a equipe em momentos de maior movimento nas altas temporadas”, destaca o empresário Ronaldo Paes, diretor da MOVE e responsável pelo setor de Atrativos da entidade.