MTur mediou painel no Seminário Internacional sobre Destinos Turísticos Inteligentes - Foto: MTur

O Ministério do Turismo participou, nos dias 6 e 7 de julho, do Seminário Internacional sobre Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) – Turismo 360, em Montevidéu, Uruguai, para mediar um painel de governança sobre esses destinos. A Pasta foi representada pela Coordenadora de Inovação e Apoio à Transformação de Destinos Turísticos da Coordenação-Geral de Planejamento, Inteligência e Inovação no Turismo do MTur, Bárbara Blaudt. Ela mediou o segundo dia, na Jornada de Gestão. O seminário teve como objetivo divulgar o modelo DTI e realizar uma troca de experiências entre representantes de 85 cidades de mais de 15 países: Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Nicarágua, México, Cuba, Espanha, entre outros.

 A Jornada de Gestão do DTI, moderada pelo MTur, trouxe para a discussão as “chaves para a transição para o modelo DTI: o caso da Comunidade Valenciana”, “qualidade com altura. Sistema de qualidade do turismo na cidade de Bogotá” e “desafios e realidades de um destino turístico inteligente”. As apresentações foram realizadas por representantes David Giner Sánchez, do Instituto Valenciano de Turismo (ESP), Paola Sánchez Prieto, do Instituto Distrital de Turismo de Bogotá (COL), e Stefanía Doglioni, da Secretaria de Turismo de Cali (COL), respectivamente. O evento também foi oportunidade para falar sobre a Jornada Acadêmica do DTI, debate que aconteceu em 6 de julho.

Publicidade

 Além do Seminário, o encontro proporcionou, aos representantes das nações, troca de aprendizado e experiências, transferência de conhecimento, além de boas práticas para os temas turismo, governança, sustentabilidade, inteligência turística, tecnologia, inovação e acessibilidade.

 O evento foi uma iniciativa da prefeitura de Montevidéu em coordenação com a Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (UdelaR) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, com o apoio da Segittur, da Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes, do Instituto Cidades do Futuro, da Associação de Turismo de Montevidéu e da Associação Uruguaia de Hotéis e Restaurantes.