Monumentos marcantes do Rio de Janeiro ganharam uma cor especial, neste domingo (02) para marcar o Dia Municipal de Redução de Riscos de Desastres. Cristo Redentor, Arcos da Lapa e Igreja da Penha estão entre os locais que receberam a iluminação laranja.
As ações nos monumentos ocorrem simultaneamente para chamar a atenção dos cariocas sobre a importância de se preparar para situações de emergência. “A transformação da mentalidade da população é um passo indispensável para que a gente possa ter uma cidade cada vez mais preparada para enfrentar situações de emergência e chuvas fortes”, destaca o subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves.
Desde a última segunda-feira, dia 26 de junho, a Defesa Civil Municipal celebra a Semana Municipal de Redução de Riscos de Desastres. A manhã deste domingo (02) foi de exercício simulado para a desocupação de áreas com alto risco de deslizamentos em comunidades do Centro e da Tijuca.
Durante o exercício simulado foi disparado o alerta via SMS com o aviso de chuva forte. Depois disso, sirenes foram acionadas para informar moradores sobre os riscos, reproduzindo uma situação real. A população, então, se dirigiu para os pontos de apoio instalados em áreas seguras da comunidade para receber as orientações das equipes municipais.
Com informações do Jornal O Globo