Foto: Acervo

Nova Friburgo recebeu recentemente mais uma boa notícia no âmbito do turismo. A cidade foi classificada na categoria B – a segunda melhor numa escala que vai de A a E – no Mapa do Turismo Brasileiro 2023, em levantamento feito pelo Ministério do Turismo. Ao todo, 2.477 municípios e 335 regiões turísticas que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país fizeram parte do levantamento.

Dentre os municípios integrantes da região turística da Serra Verde Imperial, Nova Friburgo ocupa a segunda colocação na lista, ao lado de Teresópolis. Petrópolis aparece na liderança classificada na categoria A. Das demais cidades da Serra Verde Imperial, Cachoeiras de Macacu foi classificada na categoria C e Guapimirim na categoria D.

O município conta com o apoio dos empresários e empreendedores do setor turístico da cidade, já que o ranking leva em consideração, entre outros fatores, o número de estabelecimentos cadastrados junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do próprio Ministério do Turismo. Cabe ressaltar ainda que o cadastro tem validade de dois anos e deve ser renovado para seguir ativo.

Em suma, o Cadastur visa promover a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil. Portanto, através deste certificado os consumidores conseguem identificar quais empresas estão aptas para atuar em diferentes nichos do mercado. O serviço é gratuito, portanto, não gera despesas aos empresários e, de quebra, pode trazer inúmeros benefícios para a cadeia turística de Nova Friburgo.