Foto: Reprodução/Airbnb

Nos dias 28, 29 e 30 de março, o Autódromo de Interlagos será tomado por fãs de música prontos para curtir grandes shows em São Paulo. De acordo com dados internos do Airbnb, o impacto no turismo da cidade é expressivo: as buscas por acomodações na plataforma para o período do evento cresceram mais de 1000%1.

O aumento de buscas é impulsionado, principalmente, pelos Millennials: 33% das buscas por estadia foram feitas por hóspedes entre 30 e 39 anos2. Além disso, há uma forte presença de viajantes entre 25 e 29 anos, assim como do público de 18 a 24 anos. Na escolha da acomodação no Airbnb, os viajantes priorizam comodidades que garantem mais conforto e praticidade, como ar-condicionado, piscina, wi-fi, estacionamento e cozinha.

Publicidade

O festival atrai turistas de diversas regiões do Brasil. Entre as principais cidades de origem3 dos hóspedes brasileiros estão:

  • Rio de Janeiro
  • Belo Horizonte
  • Curitiba
  • Brasília
  • Porto Alegre

Entre viajantes estrangeiros, os principais destinos de origem4 para buscas no mesmo período são:

  • Londres, Reino Unido
  • Atlanta, Estados Unidos
  • Santiago, Chile
  • Nova York, Estados Unidos
  • Bogotá, Colômbia

Shows e festivais estão entre os principais impulsionadores de viagens

Segundo uma pesquisa5 sobre tendências de viagens em 2025, realizada pela Ipsos a pedido do Airbnb, 41% dos brasileiros afirmaram que pretendem viajar para acompanhar grandes eventos. O Lollapalooza foi o mais citado, com 30% das menções, seguido pelo Carnaval do Rio de Janeiro (23%) e por um evento de automobilismo realizado em novembro em São Paulo (22%).

Com base no percentual de aumento em buscas feitas na plataforma para check-ins em São Paulo entre 27 e 31 de março de 2025, em comparação com o ano anterior.
Com base em buscas realizadas por hóspedes brasileiros na plataforma para check-ins em São Paulo entre 27 e 31 de março de 2025.

Com base em buscas realizadas por hóspedes brasileiros na plataforma para check-ins em São Paulo entre 27 e 31 de março de 2025.

Com base em buscas realizadas por hóspedes globais na plataforma para check-ins em São Paulo entre 27 e 31 de março de 2025.

5 A pesquisa “Travels & Big Events”, feita pelo Instituto Ipsos em janeiro de 2025, ouviu 1.000 pessoas no Brasil com interesse em viagens durante o ano de 2025.