Um levantamento da Logitravel, especializada em cruzeiros marítimos, indicou as rotas mais orçadas no primeiro semestre de 2024, pelos brasileiros que viajam de navio. De acordo com o estudo, 39,9% deles pesquisou destinos nacionais, enquanto 14,1% buscou rotas na América do Sul e 13,4% pelo Caribe. Já as viagens transatlânticas foram procuradas por 13,3% dos brasileiros, enquanto 6,88% buscou países do Mediterrâneo Ocidental, como Espanha, Gibraltar (Reino Unido), França, Mónaco, Itália e Malta.
Segundo dados da Logitravel, em 2023, os cruzeiros nacionais foram os mais reservados: 53,03%; a América do Sul correspondeu a 13,73% das reservas, o Caribe, 13,59% e o Mediterraneo Ocidental, 6,40%.
“O Brasil possui uma vasta costa com destinos deslumbrantes, como Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Ilhabela, Camboriú, Salvador e Fernando de Noronha. A diversidade de paisagens, incluindo praias, ilhas paradisíacas e cidades históricas, atrai muitos turistas mesmo para quem busca os cruzeiros como opção de lazer”, afirma Logitravel.
Além disso, a agência lembra que o Brasil possui uma boa infraestrutura portuária em várias cidades, o que facilita a chegada e partida de cruzeiros. Portos como os de Santos, Rio de Janeiro, e Salvador são bem equipados para receber grandes navios de cruzeiro.
As comodidades dentro de um cruzeiro tornam a viagem ainda mais interessante: de restaurantes gourmet e entretenimento ao vivo até spas rejuvenescedores e piscinas com vista para o oceano. Além disso, há uma ampla variedade de atividades, como excursões em terra, mergulho com snorkel, shows noturnos e até mesmo experiências culturais e gastronômicas locais.
De acordo com a empresa, trata-se de uma viagem que atende públicos diversos, justamente pela versatilidade. Com vistas deslumbrantes do horizonte oceânico e a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes origens, uma viagem de cruzeiro se torna uma jornada inesquecível, repleta de memórias para toda a vida.