Aeroporto de Vitória da Conquista será o quarto a contar com operações cargueiras da LATAM na Bahia a partir de 15 de julho. Crédito: Divulgação LATAM

Aeroporto de Vitória da Conquista será o quarto a contar com operações cargueiras da empresa na Bahia a partir de 15 de julho

Investimento deve impulsionar os embarques de confecções e perecíveis.

A LATAM Cargo Brasil está prestes a dar início a mais um investimento no Nordeste. A partir de 15 de julho, o aeroporto de Vitória da Conquista será o quarto a contar com operações cargueiras da empresa na Bahia, depois de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. A companhia também investe em novo Terminal de Cargas (TECA), que conta com 265m² para operações de manuseio e preparação de cargas aéreas. Os embarques serão realizados no compartimento inferior das aeronaves que operam voos de passageiros e a previsão é que sejam transportadas 600 toneladas de cargas de/para a localidade ao ano.

“Vitória da Conquista é um dos municípios baianos que mais crescem no interior do Nordeste e vem atraindo diversas indústrias e grandes grupos. A nossa operação de passageiros na localidade teve início há menos de três anos e desde então já tínhamos o desejo de torná-lo um destino também para o transporte de cargas. O novo investimento em transporte cargueiro na localidade deve impulsionar os embarques de confecções e perecíveis”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil.

A nova operação de cargas da LATAM em Vitória da Conquista será realizada diariamente no compartimento cargueiro inferior das aeronaves Airbus A319 e A320, que são utilizados nos voos de/para São Paulo/Guarulhos.

Atualmente, a LATAM Cargo responde por 20% do mercado de cargas aéreas da Bahia em voos domésticos, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Somente em 2023, foram mais de 6 mil toneladas de cargas movimentadas pela LATAM na localidade em voos domésticos.

INVESTIMENTOS DA LATAM NO NORTE E NORDESTE

As Regiões Norte e Nordeste são importantes mercados de importação e exportação de cargas no Brasil. Em 4 de abril deste ano, a LATAM Cargo inaugurou a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, que duplicou a sua capacidade na capital paraense. Já em 9 de maio, foi inaugurada a operação doméstica do voo semanal cargueiro Guarulhos-Recife-Manaus, que aumentou a capacidade (medida em ATK¹) da companhia na capital pernambucana em 62,5% na comparação com abril.

Além de contar com toda a frota e malha aérea da LATAM, a LATAM Cargo voa atualmente para 166 destinos em 33 países, sendo 18 deles exclusivos para cargas. Especificamente no Brasil, atende 50 destinos e conecta o País com outros 19 no exterior. Em todo o mundo, as afiliadas de carga do grupo LATAM contam com uma frota de 20 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF.

Em 2024, vale destacar, a operação brasileira da LATAM deve crescer de 7% a 9% em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos), o que também reflete no aumento da capacidade para o transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros que voam no mercado doméstico.

Por fim, vale reforçar que a LATAM Cargo acaba de apresentar ao mercado o seu novo portfólio de produtos para voos domésticos no País. Com quatro novos serviços e a possibilidade de combinação com cuidados específicos, a companhia passa a oferecer a partir de agora mais opções e uma melhor experiência aos seus clientes que precisam transportar mercadorias dentro do País de acordo com suas necessidades.

¹ATK: sigla em inglês para Tonelada-Quilômetros Oferecidos.