Foto: Divulgação

Começou agora há pouco, a 21ª edição do tradicional Fórum de Segurança do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO). O evento, que também é promovido pela Associação Comercial e Industrial do Recreio e das Vargens (ACIR,  é reconhecido pelas autoridades como um importante espaço para troca de experiências e monitoramento de tendências relacionadas ao assunto. O encontro reúne autoridades em cinco painéis para debater o papel das inovações tecnológicas na área de segurança.

A abertura acontece a partir das 09h30, com a presença do presidente do HotéisRIO e da ACIR, Alfredo Lopes, do secretário Municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale, e do secretário de Estado de Segurança Pública, Victor Cesar Carvalho dos Santos, entre outros. De acordo com Lopes, ao adotar e integrar as novas tecnologias de maneira responsável, as autoridades podem fortalecer suas operações. “Desta forma é possível melhorar a prevenção e, consequentemente, proporcionar um ambiente mais seguro e protegido para todos. A imagem do turismo é constantemente afetada pelas notícias negativas envolvendo a criminalidade e isso tem reflexos em todos os segmentos, especialmente no comércio. Precisamos de uma política de Estado para enfrentar e se aprofundar no tema da segurança pública”, disse ele.

Publicidade

Victor Cesar Carvalho dos Santos, secretário de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, apresentará o primeiro painel às 10h30, no qual apresentará como os investimentos na segurança precisam ser melhor explorados e de que forma as inovações tecnológicas emergem como ferramentas essenciais para enfrentar e superar diversos desafios que demandam a segurança pública.

Na sequência, será a vez da delegada Raissa Celles, diretora do Departamento Geral de Polícia da Civil do RJ, representando o Secretário de Estado da Polícia Civil, dar sua contribuição ao debate com o segundo painel, quando falará sobre as ações referentes à segurança pública nos bairros da Barra da Tijuca, Recreio e Vargens e como a tecnologia pode auxiliar nas investigações.

O painel seguinte, às 11h10, será feito pelo secretário Municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale Nessimian, em que abordará a utilização de ferramentas tecnológicas como drones para agilizar na identificação, fiscalização e no impedimento da ocupação em áreas irregulares.

Às 11h30, o secretário da Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes, Nogueira fará uma apresentação sobre a implantação do Sistema de Videomonitoramento Urbano, as opções para o desenvolvimento de ferramentas digitais e aquisição de equipamentos modernos voltados para a área de segurança pública.

Por fim, o promotor de justiça do Ministério Público, Marcio Almeida, falará sobre os impactos das ferramentas tecnologias no funcionamento da justiça criminal. O encontro acontece até às 12h30, no CDesign Hotel (Av. Lúcio Costa, 17360 – Recreio dos Bandeirantes).

Inscrições

LEIA TAMBÉM: HotéisRIO discute estratégias de seguranças para hóspedes e hotéis